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Programa de Descentralização

 FORTALEZA

O Programa de Descentralização para o Sistema de Trens Urbanos de Fortaleza, vinculado à transferência de sua administração ao Governo do Ceará, tem como escopo a implantação dos dois primeiros estágios do Projeto Metrofor, a serem implementados de forma modular e evolutiva, com um custo total previsto de US$ 502, 20 milhões.
Em síntese, o Programa, que buscou aproveitar ao máximo o sistema ferroviário existente e também alcançar a área mais central da cidade, nos seus dois primeiros estágios, prevê a modernização do sistema ferroviário

implantado na Região Metropolitana de Fortaleza, por meio da duplicação e eletrificação dos 43 km de suas duas linhas principais de transporte urbano de passageiros, aquisição de nova frota de material rodante com 18 TUE, implantação de novos sistemas de sinalização e telecomunicação, construção de novas estações e modernização das existentes, além da segregação e melhoria do transporte ferroviário de carga, desviando-o da área central de Fortaleza, com a construção de 33 km de via singela exclusiva e a implantação de um pátio de cargas.

As intervenções programadas no segundo estágio, que modernizarão o trecho entre as estações João Felipe e Caucaia, correspondente à atual Linha Oeste, estarão amparadas por um acordo de financiamento no valor de US$ 176, 20 milhões, sendo US$ 85 milhões oriundos do Bird e US$ 91, 20 milhões de contrapartida do Tesouro Nacional. Embora esteja totalmente negociado, a assinatura final do acordo de financiamento está condicionada à efetivação da transferência da administração do sistema de trens urbanos para o Estado do Ceará, onde ficará sob a responsabilidade da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos - Metrofor. A execução da programação do segundo estágio está prevista para 26 meses, elevando a capacidade do sistema para atender a uma demanda de 290.000 passageiros/dia.

Em 2001 deu-se continuidade à execução do trecho subterrâneo de 3,9 km, situado no centro de Fortaleza, em cinco frentes de serviço, compreendendo: escavação invertida, execução de galeria, lançamento de lamelas pré-moldadas, remanejamento de interferências, execução de aterro de valas e de paredes diafragma. Foram entregues à circulação cerca de 460 metros do

referido trecho devidamente reurbanizado. 

Foi liberado o trecho entre as estações Vila das Flores e Aracapé, na Linha Sul, para as obras de implantação do novo sistema, com o transporte passando a ser realizado por ônibus pela CBTU, sem prejuízo para o usuário. Foram concluídas as obras de superestrutura da via permanente ligando as Linhas Oeste e Sul, as estruturas das pontes ferroviárias sobre o Rio Timbó, o viaduto ferroviário sobre a Rodovia CE-065 e quatro passagens inferiores para pedestres.

No primeiro estágio, que modernizará o trecho entre as estações João Felipe e Vila das Flores, correspondente à atual Linha Sul, se promoverá a separação dos sistemas de cargas e de passageiros, estando amparado por um acordo de financiamento com o Japan 

Bank for International Cooperation, no valor de US$ 268 milhões, administrado pela

CBTU como representante do Governo Federal, havendo também a previsão de aporte de US$ 58 milhões do Governo do Ceará. Iniciado em setembro de 1997 com os processos licitatórios, esse primeiro estágio tem a conclusão prevista para janeiro de 2007, capacitando o sistema para o atendimento da demanda de 185.000 passageiros/dia.

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