trem-anima

 

 
Unidades Administrativas

BELO HORIZONTE

CARACTERÍSTICAS GERAL

EXTENSÃO DA VIA (km)

22,5

     Eletrificada

22,5

     Bitola larga ? 1,60 m

22,5

N° DE ESTAÇÕES

15

N° DE OFICINAS

1

TUE EXISTENTES

25

INTERVALO MÍNIMO PROG. (min.)

7,5

INTERVALO MÁXIMO PROG. (min.)

15,0

TEMPO DE PERCURSO PROG. (min.)

31

EFETIVO DE PESSOAL (PCS)

599

MUNICÍPIOS ATENDIDOS

2

Situação em dezembro
DESEMPENHO OPERACIONAL E ECONÔMICO
Como principal indicador da produção realizada, o sistema de Belo Horizonte transportou 25,6 milhões de passageiros em 2001, valor 6% inferior ao realizado no exercício de 2ooo, decorrente da concorrência predatória originada pela não estruturação do transporte informal, da paralisação parcial do sistema durante li dias, durante o movimento grevista dos metroviários em maio e junho, da redução de 10% do número de viagens imposta pela crise energética no país e em função do estabelecimento pelo DER/MG de linhas de ônibus concorrendo com o modal ferroviário.
Para aferir a eficiência na produção destacamos a taxa de cobertura, índice que verifica o percentual do custo coberto pela receita própria, que atingiu 40%, marca recorde desde o início da operação deste sistema. Quanto à qualidade dos serviços prestados podemos destacar os indicadores de regularidade e de pontualidade que, mantendo-se nos níveis de aproximadamente 99%, garantem excelente grau de confiabilidade do sistema aos seus usuários.

IMPLANTAÇÃO DA LINHA CALAFATE - BARREIRO
A implantação da Linha 2 do Sistema de Trens Urbanos de Belo Horizonte, ligando a estação Calafate da Linha 1 do metrô à região do Barreiro, corresponde à implantação de 10,9 km de via dupla eletrificada, com 7 estações e a aquisição de mais 12 TUE. Iniciado em 1998, a execução do Projeto tem custo total previsto de R$ 278, 96 milhões, em fonte do Tesouro, com término previsto para 2005, capacitando o Sistema de Trens de Belo Horizonte a transportar a demanda prevista de 140.000 passageiros/dia.
A proposta orçamentária da CBTU de investimentos para este Projeto para o ano de 2001 foi de R$ 74, 36 milhões. Os recursos orçamentários aprovados ao final do exercício somaram R$ 18, 15 milhões, dos quais foram disponibilizados R$ 17, 38 milhões, integralmente executados.

A execução física das obras civis do Projeto, ao final de 2001, foi de 28%, podendo-se destacar como principais atividades realizadas:
   . Continuidade dos projetos executivos de drenagem, de obras de arte especiais e das estações;
   . Continuidade das desapropriações;
   . Continuidade da execução das obras de infra-estrutura e vedação de faixa de domínio, dos viadutos de transposição ferroviária, com maior avanço no trecho entre Calafate e Salgado Filho; e
  . Início das obras de infra-estrutura da estação Amazonas.

ESPECIFICAÇÃO

UNIDADE

1999

2000

2001

 

 

 

 

META

REALIZADO

Passageiros Transportados

Milhares

25.641

27.231

27.674

25.615

Média de passag. Transp./dia útil

Milhares

87

92

91

85

Receita Própria

R$ mil

12.379

15.300

15.979

15.885

Custo Total

R$ mil

30.411

35.078

34.820

37.955

Custo Unitário

R$

1,19

1,29

1,26

1,48

Taxa de Cobertura Plena

%

39,4

42,0

45,9

40,0

Taxa de Cobertura Operacional

%

105,9

103,7

103,1

96,0

Tue em Tráfego

Unidade

10

11

11

10,4

Pontualidade

%

99,9

99,2

99,0

99,1

Regularidade

%

99,9

97,8

99,5

98,8

Segurança do Usuário

acid./milhão pass.

2,1

2,8

-

2,5

Tarifa em Dezembro

R$

0,50

0,60

-

0,70

EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
 
 
 
 
em R$ ml
DESCRIÇÃO
RECURSOS PRÓPRIOS
TESOURO
OUTRAS FONTES (1)
TOTAL
Pessoal e Encargos (2)
529
19.489
547
20.565
Outros custeios (3)
14.168
2.308
916
17.392
Reap. Administrativo
282
-
0
282
TOTAL
14.979
21.797
1.463
38.239

obs.: (1) saldos de exercícios anteriores (2) inclui sentenças trabalhistas e refer (3) inclui prot. trabalhador e sentenças cíveis

 

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