trem-anima

 

 
 
Unidades Administrativas

MACEIÓ

CARACTERÍSTICAS GERAL

Extensão da via (km)
32,1
Não eletrificada
32,1
Bitola métrica - 1,00m
32,1
N°- de estações
14
N°- de oficinas
1
Locomotivas existentes
3
Carros existentes
18
Intervalo mínimo prog. (min.)
68
Intervalo máximo prog. (min.)
108
Tempo de percurso prog. (min.)
70
Efetivo de pessoas (PCS)
87
Municípios atendidos
3

Situação em dezembro

DESEMPENHO OPERACIONAL E ECONÔMICO

A GTU?MAC transportou 1,3 milhão de passageiros, com uma produção 2,9% maior que a realizada em 2000. Embora o resultado tenha sido positivo, não se atingiu a meta prevista em razão de o sistema ter operado com apenas uma composição, das duas de sua operação regular, durante cinco meses.

Como indicador principal da eficiência na aplicação dos recursos a taxa de cobertura teve uma elevação de 4,4% em relação ao apurado em 2000 e também verificou-se uma redução de 3,6% no custo unitário.

Quanto à qualidade dos serviços ressalta-se a melhoria do indicador de segurança do usuário, com a redução do número de acidentes no sistema.

DESCRIÇÃO
RECURSOS PRÓPRIOS
TESOURO
OUTRAS FONTES (1)
TOTAL
Pessoal e encargos (2)
-
2.882
-
2.882
Outros custeios (3)
1.087
1.015
237
2.339
Reap. administrativo
-
15
-
15
Total

1.087

3.912
237
5.236

Obs.: (1) Saldos de exercícios anteriores (2) Inclui Sentenças Trabalhistas e REFER (3) Inclui Prot. Trabalhador e Sentenças Cíveis

ESPECIFICAÇÃO
UNIDADE
1999
2000
2001
   
 
 
Meta
Realizado
Passageiros transportados milhares
1.245
1.278
1.369
1.315
Média de passag. transp./dia útil milhares
4,5
4,7
5,4
5,1
Receita própria R$ mil
427
468
539
504
Custo total R$ mil
4.044
5.259
4.380
5.222
Custo unitário R$
3,25
4,12
3,20
3,97
Taxa de cobertura plena %
10,2
9,0
12,3
9,4
Taxa de cobertura operacional %
27,5
19,9
30,6
25,7
Locomotivas em tráfego unidade
1,3
1,8
2,0
1,6
Pontualidade %
99,2
98,7
98,5
86,6
Regularidade %
98,2
97,7
99,0
94,7
Segurança do usuário acid./milhão pass.
8,0
11,7
-
4,6
Tarifa em dezembro R$
0,36
0,35
-
0,40

PRINCIPAIS ACOES DESENVOLVIDAS

Com o objetivo de restabelecer as condições necessárias à prestação de um serviço de transporte seguro e confiável associado ao aproveitamento máximo da capacidade de oferta atual do sistema de transporte da Gerência de Trens Urbanos de Maceió, a CBTU elaborou um Programa de Recomposição visando a implementar diversas intervenções no material rodante, via permanente, oficinas, estações, sinalização e sistemas de controle e licenciamento de tráfego, com a expectativa de melhores resultados operacionais, de redução de custos de manutenção e de elevação do nível de confiabilidade e segurança do sistema. A estimativa do custo deste programa é da ordem de R$ 16.302.000, oo para execução no prazo de 3 anos.

A CBTU realizou uma pesquisa de origem e destino dos usuários do trem e de levantamento de suas opiniões sobre o serviço e hábitos de viagem, com a finalidade de levantar dados atuais sobre a utilização do sistema e dar subsídios à programação e gestão do Programa de Recomposição do sistema de Maceió.

EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA

em R$ mil
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