trem-anima

 

CBTU-BH promove capacitação para novos assistentes de estação

TURMA ASO ESTAÇÂO 06.010.17A primeira fase do treinamento admissional para novos assistentes operacionais de estação começou na última sexta (6/10) na CBTU Belo Horizonte. A capacitação, que deve se estender por cerca de 45 dias, tem como objetivo transmitir noções básicas sobre a operação da CBTU nos estados, bem como discorrer sobre temas que abordem questões comportamentais, comunicação e qualificação obrigatória para os cargos.

Na primeira fase do treinamento foram apresentadas todas as áreas da Companhia, os apoiadores e parceiros envolvidos. Dinâmicas de grupo também foram realizadas com o objetivo de promover a integração da equipe e ajudar na adaptação às novas funções.

O assistente operacional Otávio Luiz Cordeiro da Silva disse estar animado para o início dos trabalhos e acredita que o treinamento é essencial para exercer a função com excelência. “Eu me entrego totalmente aos projetos com os quais me envolvo e penso que a capacitação é fundamental para que eu possa dar o meu melhor, potencializando meu crescimento profissional”, conta.

Segundo a analista de gestão da Coordenação de Desenvolvimento em Recursos Humanos, Isabel Vilhena, o treinamento admissional é feito sob medida para a formação específica dos profissionais que vão trabalhar nas estações, preparando-os para os desafios que podem surgir na prática do serviço. “O trabalho exige um conhecimento muito específico que é transmitido aos assistentes operacionais para que possam exercer eximiamente as suas funções”, enfatiza.

Etapas: O treinamento completo da turma envolverá quatro etapas, o básico operacional, os módulos de interface, onde eles conhecerão mais sobre as gerências de Controle e Operação, Movimento e Segurança e, por último, o treinamento específico das atividades próprias da Gerência de Estação. Os novos empregados também ainda passarão pela etapa de prática supervisionada nas unidades onde trabalharão.