trem-anima

 

CBTU-BH recebe iluminação especial para o Outubro Rosa

O estacionamento do prédio sede da CBTU-BH permanecerá iluminado em homenagem ao Outubro Rosa, entre os dias 4 e 31 desse mês. A iniciativa idealizada pela Saúde Ocupacional, em parceria com a Coordenação de Segurança do Trabalho e com a Gerência de Recursos Humanos, busca despertar a atenção de quem viaja pelos trilhos para uma doença que registra cerca de 58 mil novos casos e mais de 14 mil mortes por ano.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o principal tumor que afeta as mulheres, tanto no Brasil como no mundo. Em Minas Gerais, estima-se que cerca de 5600 mulheres serão diagnosticadas com a doença, até o fim de 2017. O estado concentra 9% dos casos registrados no país, sendo que em Belo Horizonte, a estimativa é de que haja 75,6 casos a cada 100 mil mulheres.

Segundo a técnica em Enfermagem, Rose Martins, a nova decoração visa estimular as pessoas a se cuidarem cada vez mais cedo e esclarecer mitos sobre a doença. “Muito se fala do câncer de mama, mas o fato é que a desinformação ainda é grande. O rastreamento é uma medida essencial para a detecção precoce e é isso que queremos lembrar com essa ação. Um simples colorido pode mudar a sua vida: Informe-se e cuide-se bem todos os dias!”, explica Rose Martins.