trem-anima

 

Estação São Gabriel recebe comemoração pelos 10 anos do Programa Escola Integrada

99e18ffd 1ad0 45bc 8cca a5fb8fd4f8e5 768x432Dando continuidade às comemorações dos 10 anos do Programa Escola Integrada – PEI, em Belo Horizonte, a Estação São Gabriel recebeu em 1° de dezembro, apresentações musicais de duas escolas municipais de Belo Horizonte. O coral “Loreto”, da Escola Municipal Desembargador Loreto Ribeiro de Abreu e o Grupo de Dança da Escola Municipal Secretário Humberto Almeida se apresentaram no mezzanino da estação.

Frutos do Programa Escola Integrada, os dois grupos são formados por alunos de cada instituição. O coral “Loreto” existe há quatro anos, e é formado por 20 alunos de 6 a 12 anos, das turmas do 3º, 4º e 5º ano da E.M. Desembargador Loreto Ribeiro de Abreu. Além do canto coral, o Programa desenvolve também oficinas de artesanato, taekwondo, esporte, pintura em pano de prato, informática e acompanhamento pedagógico. A coordenadora do Programa Escola Integrada, Roneide Aparecida Dutra, diz que: “Para os alunos, a escola integrada é muito importante, pois eles podem trabalhar outras habilidades que, talvez, não descobririam em uma simples sala de aula. O programa vem para enfatizar muito essa riqueza de conhecimentos em outras áreas.”

O mesmo acontece com o Grupo de Dança da Escola Municipal Secretário Humberto Almeida. Sônia Santos, coordenadora do Programa na instituição vem agregando bastante habilidade para os estudantes que se sintam dispostos a participar: “Os grupos de dança trabalham com diversos estilos, desde o hip hop ao moderno e contemporâneo”, contou Sônia. Além do grupo de dança, a escola oferece também oficinas de artesanato, capoeira, caratê, informática e criação de vídeos. “Eles adoram participar. Quando são convidados para apresentações é incrível, pois eles amam mostrar o trabalho que estão desenvolvendo dentro das oficinas”.

O estudante de Educação Física, Bruno de Oliveira, parou para observar as crianças se apresentando. “É bem bacana, por que o metrô é geralmente um lugar em que estamos sempre com pressa e correndo, então uma intervenção desse estilo quebra um pouco a rotina. Além disso, para as crianças, é muito importante, pois funciona como uma boa ocupação e um importante reconhecimento”.