trem-anima

 

Empresa

Premiações

2001

  • Prêmio ANTP de Qualidade

Em 2001, a Superintendência de Trens Urbanos de Belo Horizonte ganhou o Prêmio ANTP de Qualidade, na categoria operadora metroferroviária.

O Prêmio ANTP de Qualidade foi criado em 1995 por decisão da Comissão da Qualidade e Produtividade da ANTP. Desde então, tem sido realizado em intervalos de dois anos. O objetivo é estimular as organizações de transporte e trânsito a adotarem modelos de gestão orientados para a excelência do desempenho e, em consequência, melhorarem a qualidade de seus serviços de forma contínua e sustentada. 

Na categoria operadora metro-ferroviária, a CBTU Belo Horizonte foi a única premiada, sendo a primeira empresa deste setor no país a vencer o Prêmio ANTP, ao longo de sua criação. Destacou-se também no ciclo 2001/2003 como finalista.

 

2002

  • Prêmio Revista Ferroviária - Melhor Operadora de Passageiros

Em 2002, a Superintendência de Trens Urbanos de BH foi agraciada com o Prêmio Revista Ferroviária - Melhor Operadora de Passageiros. O prêmio é atribuído, anualmente, desde 1989, a pessoas e organizações que se destacaram nas diversas modalidades de transporte.

A STU-BH foi a primeira unidade da CBTU a receber individualmente o prêmio, conquistando por duas vezes (1992 e 2012) pela Companhia de maneira global. O motivo da escolha foi a conclusão em 2002 da Linha 1, até Vilarinho, além da complementação da frota, implantação de melhorias operacionais (bilhetagem automática, escadas rolantes e elevadores nas estações, entre outras) e construção e operação de novos terminais de integração do sistema com o modal ônibus.

 

2006

  • Prêmio Revista Empreiteiro - Operador do Ano

De circulação nacional e especializada em construção, concessões e infraestrutura, a revista O EMPREITEIRO destacou a CBTU Belo Horizonte como Operador do Ano, na categoria Transporte de Massa. 

A revista elegeu as empresas que mais contribuíram para o desenvolvimento da infraestrutura, em 2006. A escolha para o tradicional prêmio anual de um dos mais respeitados veículos de comunicação do setor confirma que a empresa tem realizado importante trabalho de implantação, gestão e operação do sistema em Belo Horizonte.

 

2008 e 2009

  • Prêmio IEL – Instituto Euvaldo Lodi - Melhores práticas de Estágio

A CBTU Belo Horizonte conquistou as primeiras colocações no Prêmio IEL – Instituto Euvaldo Lodi - Melhores práticas de Estágio. Por dois anos consecutivos, o Programa de Estágio da Companhia esteve entre os melhores desenvolvidos em Minas Gerais. A CBTU concorreu na categoria “Empresa de Grande Porte”, conquistando o 2º lugar, em 2008, e o 3º lugar, em 2009.

A premiação visa reconhecer e premiar as empresas que praticam o estágio com qualidade, de modo a favorecer a troca de conhecimento entre o meio acadêmico e o empresarial, sobretudo para a formação e o desenvolvimento de novos talentos para as empresas mineiras.

 

2011

  • Prêmio Sesi de Qualidade no Trabalho

A CBTU BELO HORIZONTE conquistou o primeiro lugar na etapa estadual do 14º Prêmio Sesi de Qualidade no Trabalho (PSQT), disputado em 2011, com o projeto “Semana da Mulher”, que concorreu na modalidade ambiente de trabalho seguro e saudável. No total, 245 empresas participaram da disputa, com 221 práticas inscritas em cinco áreas de gestão: cultura organizacional, inovação e desenvolvimento socioambiental, gestão de pessoas, educação e desenvolvimento, ambiente seguro e saudável.

 

Além de reconhecer empresas que adotam práticas diferenciadas de gestão, o PSQT incentiva benefícios sociais, ambientais e econômicos agregam valor ao negócio. Mais de 46 mil empregados das indústrias participantes estiveram envolvidos no prêmio, destinado a empresas de todos os portes.

 

O projeto é integrante do programa ‘Qualidade de Vida’, desenvolvido há 15 anos, e realizado pela Gerência Regional de Administração e Finanças, através da gerência de Recursos Humanos. A Saúde Ocupacional e o Serviço Social respondem pelo planejamento, coordenação e execução anual do evento. 

 

Com duração média de quatro dias, o projeto promove palestras e debates interativos com a participação de profissionais especializados, exibição de espetáculos teatrais e musicais, filmes, oficinas, entre outras atividades.

Os recursos financeiros aplicados na produção somam cerca de R$ 6 mil/ano, totalizando investimento superior a R$ 65 mil na implantação, produção e gerenciamento das 15 edições já realizadas do evento.

 

Pesquisa interna de avaliação: Pesquisa realizada em 2010 apontou que 89% dos empregados da CBTU Belo Horizonte reconhecem o projeto como ótima iniciativa e 84% disseram que o evento tem grande importância para os colaboradores. Quanto aos efeitos da prática no ambiente de trabalho, a mesma pesquisa apontou que 87% dos entrevistados consideram que o evento contribui positivamente tanto para a vida pessoal quanto profissional dos colaboradores. 

  • Prêmio Bienal ANTP de Marketing

A CBTU Belo Horizonte conquistou o 1º lugar na categoria Marketing Promocional, além de uma Menção Técnica concedida pelos organizadores da Bienal ANTP de Marketing 2010, com o projeto BH Music Station. Realizado pela primeira vez em 2000, quando ainda se chamava Calsberg, o festival contabiliza público de mais de 85 mil pessoas em cinco edições realizadas com mais de 200 atrações culturais, incluindo shows de artistas e bandas consagradas nacionalmente. Os shows acontecem durante as madrugadas de três finais de semana e são realizados em quatro das maiores estações do metrô: Central, Santa Inês, Minas Shopping e Vilarinho, se estendendo pelas madrugadas.

 

A Companhia também levou o 1º lugar na Categoria Marketing de Relacionamento, com o projeto Estação Aberta, desenvolvido em parceria com o SESC MG. A Bienal ANTP de Marketing é uma iniciativa da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e tem como objetivo dar visibilidade e reconhecimento aos esforços destinados à promoção do transporte público e do trânsito.

 

Participam do evento todos os segmentos que compõem o universo de trabalho da ANTP, incluindo operadores rodoviários e metroferroviários, de terminais, gestores públicos, indústria e consultores.

 

Criada em 2006, o Estação Aberta é desenvolvido em parceria com o SESC MG e promove serviços de saúde e beleza, além de diversas atrações culturais nas estações. Em quatro anos, o projeto registrou mais de 175 mil atendimentos gratuitos e mais de 70 apresentações culturais itinerantes em diferentes estações do sistema e no interior dos trens. As edições bimestrais contabilizam média de público superior a nove mil pessoas por evento. 

 

A CBTU Belo Horizonte concorreu ao lado de 55 trabalhos inscritos por 22 operadoras públicas e privadas do setor de transporte em todo o País. Para a escolha dos 18 trabalhos premiados, foram avaliadas mais de 256 peças que deram origem a um grande acervo de boas práticas sociais no setor.

 

2012

· Prêmio Cidadania Corporativa

A CBTU Belo Horizonte recebeu, em 2012, o Prêmio Cidadania Corporativa, durante o 1° Seminário “Eu consumo consciente”, da Secretaria de Administração Regional Municipal Nordeste da Prefeitura de Belo Horizonte. O prêmio é um reconhecimento ao trabalho de empresas que desenvolvem iniciativas ligadas à sustentabilidade.

 

A premiação destacou as diferentes iniciativas da Companhia que contribuem para a conscientização dos usuários,entre as quais estão as ações de comunicação decorrentes da publicação de matérias e campanhas educativas promovidas através do Jornal Metrô BH. A CBTU Belo Horizonte foi premiada também em razão de práticas como o Projeto Cerca Viva, que realiza a vedação natural da faixa de domínio, estimulando a conservação de mais de 60 mil árvores dispostas ao longo de cerca 50 Km de trilho; e a limpeza ambientalmente correta de trens, que gera o reaproveitamento de 97% da água utilizada no asseio diário das composições. Ainda integram as ações de sustentabilidade projeto Reciclar, que promove a separação e reciclagem dos papeis descartados na Companhia, e a Coleta de Lixo Eletrônico realizada nas estações.

 

· Prêmio na Bienal ANTP de Marketing

O projeto Liga da Economia da CBTU Belo Horizonte conquistou o primeiro lugar na categoria Endomarketing, durante a 5° edição da Bienal ANTP de Marketing 2012. A premiação entregue pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) reconhece os esforços destinados à promoção do transporte público. A iniciativa visa estimular o consumo consciente, envolvendo os empregados em atividades voltadas para a responsabilidade socioambiental.

 

No total, foram inscritos 68 trabalhos, distribuídos em seis categorias: Endomarketing, fortalecimento institucional, produto, promoção, relacionamento e responsabilidade socioambiental. O prêmio é destinado a operadores, gestores públicos, indústria e consultores.

Liga da Economia: A Liga da Economia luta contra o desperdício de recursos naturais, estimulando hábitos rotineiros, como a utilização dos dois lados do papel, redução do desperdício de água e de energia elétrica, substituição de copos descartáveis por caneca de alumínio, entre outras ações voltadas ao menor impacto ambiental.