trem-anima

 

Empresa

História

CONHECENDO A CIDADE

 

Natal é a capital do Estado do Rio Grande do Norte. A cidade nasceu às margens do rio Potengi e do Forte dos Reis Magos, no extremo-nordeste do Brasil, na chamada “esquina do continente”. É a capital com melhor qualidade de vida do Norte-Nordeste, além de sede da quarta maior Região Metropolitana do Nordeste brasileiro. De acordo com a National Aeronautics and Space Administration (Nasa) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) é detentora do ar mais puro da América do Sul, além de ter os menores índices de violência do país.

 

O TREM

 

A Superintendência de Trens Urbanos de Natal foi criada em 1988 e o seu sistema de transporte de passageiros sobre trilhos atende a região metropolitana de Natal, Parnamirim, Extremoz e Ceará-Mirim, permitindo o deslocamento de 8,2 mil passageiros/dia, média dos últimos cinco anos, por meio de locomotivas diesel e carros de passageiros do tipo pidner, nos subsistemas denominados Linha Norte (Natal/Ceará-Mirm) com extensão de 38,5km e Linha Sul (Natal/Parnamirim) com 17,7km.

 

PROJEÇÕES

 

A modernização do sistema de trens urbanos de Natal teve início em 2012, quando a CBTU realizou licitação e adquiriu 2 novas locomotivas e 12 composições de Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT. Nos últimos 2 meses a CBTU recebeu as locomotivas e a primeira composição de VLT, que está em processo de recebimento no pátio da Companhia, em Natal.

 

Nos próximos meses a empresa ganhadora da licitação para a elaboração do projeto de recuperação do sistema de trens urbanos de Natal iniciará os estudos que servirão de base para a modernização da parte estrutural de todo o sistema.

 

A expectativa é de que após a implantação das novas locomotivas, das 12 composições de VLT e da reestruturação do sistema, o número de passageiros transportados salte de 8mil para 60 mil pessoas/dia. 

 

NATAL EM NÚMEROS

 

Municípios atendidos: 04 (Natal, Parnamirim, Ceará Mirim e Extremoz)

População coberta: 1.098.905 pessoas

Passageiros transportados nos últimos 5 anos: 2,26milhões

Passageiros transportados por dia útil: 8,2 mil

Extensão do trecho: 56,2 Km não eletrificados

Estações: 22

Material rodante: 03 locomotivas e 20 carros de passageiros

Bitola: 1,00m

Terminal de manutenção:01

Regularidade dos trens: 91,6% das viagens programadas

Pontualidade dos trens:74,4% da grade programada

 

Texto destaque: O sistema de trens urbanos de Natal que transporta atualmente 8,2 mil usuários/dia irá atender 61mil passageiros a partir da modernização.