trem-anima

 

Empresa

História

CONHECENDO A CIDADE

 

Recife pertence à mesorregião Metropolitana do Recife e à microrregião da mesma cidade. Com uma área de, aproximadamente, 217 km², às margens do Oceano Atlântico, a capital de Pernambuco tem uma população de 1.536.934 pessoas. É a sede da Região Metropolitana do Recife, a maior aglomeração urbana do Nordeste brasileiro e a quinta maior do país, com 3,7 milhões de habitantes. Inclui, além da capital pernambucana, mais 14 cidades do Grande Recife, concentrando 65% do PIB estadual. O nome “Recife” provém da palavra arrecife, grande barreira rochosa de arenito que se estende por toda a sua costa.

 

O METRÔ

 

Em março de 1985 começaram a circular os primeiros trens com passageiros. A partir de então, o metrô passou por várias fases. Em 1998, foram iniciadas as obras de expansão da linha centro, a partir da estação Rodoviária até Camaragibe e a eletrificação de 14,3km da linha sul, entre as estações Recife e Cajueiro Seco, com nove estações. A linha diesel opera entre as estações do Cabo, no município de mesmo nome, e o bairro de Cajueiro Seco, onde faz integração com o sistema elétrico (metrô).

 

PROJEÇÕES

 

Melhorias e modernização de todo o sistema, a exemplo da nova estação Cosme e Damião, na linha centro, permitirão a integração com o Bus Rapid Transit - BRT no deslocamento dos torcedores à Arena Pernambuco, localizada na cidade sede da Copa do Mundo de 2014. Os atuais trens a diesel serão substituídos por sete modernos VLTs, no trecho entre Cajueiro Seco e Cabo, oferecendo comunicação bilingue para todo o sistema. Importante ressaltar a implantação do ramal Suape, que interligará o sistema de metrô ao Porto de Suape também por meio de VLTs.

 

RECIFE EM NÚMEROS

 

Municípios atendidos: 5 (Recife, Jaboatão, São Lourenço da Mata, Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho)

População coberta: 2.614.710 pessoas

Passageiros transportados nos últimos 5 anos: 317,3 milhões

Passageiros transportados por dia útil: 245 mil

Extensão do trecho: 70,4km, sendo 39,4km eletrificados e 3 km não eletrificados

Número de estações: 36

Material rodante: 25 TUEs, 7 VLTs, 4 locomotivas e 20 carros de passageiros

Bitola: 1,60m eletrificados e 1,00m em sistema diesel

Terminal de manutenção: 4

Terminal de integração: 12

Regularidade dos trens: 95,8% das viagens programadas

Pontualidade dos trens: 93,2% da grade programada

 

Em Recife, com a modernização de alguns trechos, o sistema de trens, que inclui metrô e VLT, passará dos atuais 245 mil passageiros/dia para 374 mil usuários/dia.