trem-anima

 

Projetos

Linha 1

A linha 1 da CBTU Belo Horizonte (Eldorado - Vilarinho) possui 19 estações e 28,1 km de extensão. O trecho liga o bairro Água Branca, no município de Contagem, ao bairro Venda Nova, na capital mineira. O trecho segue a diretriz do Ribeirão Arrudas e da linha de carga, promovendo a mobilidade entre diversas áreas da Região Metropolitana.

 

O sistema de transporte é característico de tronco alimentador, com as estações terminais Eldorado e Vilarinho determinando uma demanda pendular, na qual os passageiros se direcionam das pontas para o centro.

 

A linha 1 possui terminais de integração com o sistema ônibus nas estações Vilarinho, Eldorado, São Gabriel e José Cândido. As estações Vilarinho e São Gabriel também estão interligadas aos corredores exclusivos do sistema MOVE, da BHTRANS.

 

Anexo à estação José Cândido funciona um Terminal Rodoviário, do qual partem ônibus com destino a: Brasília, Belém, Campos dos Goytacazes e São João da Barra, no Rio de Janeiro, além das cidades do Espírito Santo e da região Nordeste do país, com exceção de Bom Jesus da Lapa, na Bahia.

 

Como tangencia a área central de Belo horizonte, a linha 1 promove a conexão com outras quatro integrações nas estações Santa Efigênia, Central, Lagoinha e Carlos Prates.


O sistema transporta atualmente, em média do dia útil, 230 mil passageiros.