trem-anima

 

Projetos Sociais

PROJETOS SOCIAIS

A Responsabilidade Social vem se apresentando , como um tema cada vez mais importante no comportamento do Metrorec , exercendo impactos nos objetivos, estratégias e no próprio significado da empresa. Já se sabe que a empresa não se resume exclusivamente no capital, e que sem os recursos naturais (matéria-prima) e as pessoas (conhecimento e mão-de-obra), ela não gera riquezas, não satisfaz às necessidades humanas, não proporciona o progresso e não melhora a qualidade de vida. Por isso, afirma-se que a empresa está inserida em um ambiente social.

SEMANA DA CIDADANIA

A Semana da Cidadania tem por objetivo oferecer aos usuários, através de parcerias com órgãos públicos e privados, informações e serviços relativos à saúde e cidadania, gratuitamente. Tem duração de uma semana e acontece nos saguões e áreas externas das estações

SEMANA DA CIDADANIA NO METRÔ

APRESENTAÇÃO

Buscando alcançar cada vez mais sua missão “ Transportar pessoas com rapidez, conforto e segurança, melhorando a qualidade de vida da sociedade, com uma equipe capacitada e valorizada”. A CBTU/Metrorec realizar no mês de julho a Semana da Cidadania. Este evento busca, através de parcerias com empresas públicas e privadas, melhorar a qualidade de vida dos nossos usuários.

A CBTU/Metrorec transporta , 195 mil usuários/dia, integrado a uma rede de linhas de ônibus, através do SEI – Sistema Estrutural Integrado e ao realizar eventos desta natureza, contribui não só para atender aos usuários, mas também, para divulgar à nossa população os serviços oferecidos pelas empresas parceiras.

OBJETIVO

A Semana da Cidadania tem como objetivo oferecer aos usuários, informações e serviços gratuitos, relativos aos direitos e deveres dos cidadãos .

Essas ações, representam a atenção de um órgão que trabalha com transporte público, em prol da qualidade de vida dos usuários, fortalecendo a relação de confiança do serviço prestado a comunidade, como também divulgar os serviços oferecidos pelos nossos parceiros.

HISTÓRICO

A primeira edição da Semana da Cidadania aconteceu no ano 2000 e contou com a participação de 14 instituições parceiras. No início o evento era voltado a atendimentos diretos, como corte de cabelo, emissão de documentos e vacinação. Em 2006 o foco foi ampliado, com a inclusão de serviços educativos e atrações culturais e o número de parceiros vem crescendo a cada ano. Em 2008 tivemos 48 parceiros e foram realizados 76.565 mil atendimentos. esses números mostram a seriedade e o compromisso da CBTU/metrorec durante esses 8 anos de relacionamento com as instituições parceiras e com o público vem conduzindo esse evento, preocupando-se com a responsabilidade social e ensinando cada vez mais aos nossos usuários, praticar a cidadania.

O quadro abaixo mostra um pouco essa evolução.

Atendimentos por ano

 

ANO

PARCEIROS

ATENDIMENTOS

2000

   14

19.015

2001

  00

00

2002

  10

17.990

2003

  13

18.100

2004

 16

23.250

2005

 16

30.062

2006

 42

52.562

2007

 61

136.820

PS. O ano de 2001 devido a greve não houve a semana da cidadania.

REPERCUSSÃO NA MÍDIA

O projeto da Semana da Cidadania na CBTU/Metrorec, além de promover benefícios à população em geral, ainda gera uma boa repercussão na mídia impressa e eletrônica. Os meios de comunicação divulgam sempre, os serviços oferecidos gratuitamente no evento, que chama a atenção principalmente para a cobertura nos telejornais, gerando várias entradas ao vivo em todas as emissoras locais e matérias que são veiculadas inclusive a nível nacional.

LOCAL DE REALIZAÇÃO

ESTAÇÕES DO METRÔ:

PARCEIROS

GOVERNO DO ESTADO

PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE

PREFEITURA DA CIDADE DE CAMARAGIBE

PREFEITURA DA CIDADE DO CABO DE SANTO AGOSTINHO

PREFEITURA DA CIDADE DE JABOATÃO DOS GUARARAPES

ONG’S

EMPRESAS PRIVADAS

Realização Ger. Articulação externa da CBTU/METROREC

Contato 34554660

 

  • ESTAÇÃO ARTE

Uma iniciativa conjunta da Fundação de Cultura Cidade do Recife e CBTU/ METROREC o projeto ESTAÇÃO ARTE vem a beneficiar usuários, funcionários e demais nichos da população Recifense com mostras periódicas de diversos segmentos ARTÍSTICO COMO: música, teatro, dança, vídeo e etc

ESTAÇÃO ARTE

APRESENTAÇÃO

Uma iniciativa conjunta da Fundação de Cultura Cidade do Recife e CBTU/ METROREC o projeto ESTAÇÃO ARTE vem a beneficiar usuários, funcionários e demais nichos da população Recifense com mostras periódicas de diversos segmentos ARTÍSTICO COMO: música, teatro, dança, vídeo e etc;

OBJETIVOS

Promover apresentações artísticas de diversos segmentos gratuitamente, para a população usuária do sistema ferroviário da RMR.

Valorizar a cultura Pernambucana, reconhecendo seu relativismo.

Formar público para os diferentes segmentos artísticos

Fornece à população usuária do metrô acesso à cultura de forma gratuita

HISTÓRIO

A Estação Arte deve início no segundo semestre de 2006 e em 2009 estará na sua 4ª edição. Tem início logo após o carnaval e vai até o mês de novembro, com quatro ( 4) apresentações mensais , totalizando trinta e seis ( 36 ) apresentações de artistas com seus mas diferentes segmentos e rítimos

COMO PARTICIPAR

O artista interessado deverá levar seu trabalho gravado em CD ou , DVD a Fundação de Cultura da Prefeitura de Recife, onde será analisado por uma equipe competente, os trabalhos que iram ser apresentados.

REPERCUSSÃO NA MÍDIA

Para divulgação das atrações é feito um trabalho de marketing através de cartazes , banner com o nome da atração da semana é colocado no local da apresentação (estação Recife ) com quatro dias antes e também é feito folderes da apresentação do dia e distribuído nas estações do metrô, para que os usuários que circulam durante toda a semana, possam se programarem e assistirem as atrações . É feito ainda um release e encaminhado para a imprensa escrita e televisionada, que tem excelentes coberturas, como o programa Sopa Diária .

Realização Ger. Articulação externa da CBTU/METROREC

Contato 34554660

 

  • TREM MATUTO DA TERCEIRA IDADE

Com o objetivo de estimular o lazer e a cultura para a terceira idade, o Metrorec em parceira com aFAIPE-Federação das Associações dos Idosos- , realiza de trem diesel, um passeio típico junino.

TREM MATUTO DA TERCEIRA IDADE

APRESENTAÇÃO

Com o objetivo de estimular o lazer e a cultura para a terceira idade, o Metrorec em parceira com aFAIPE-Federação das Associações dos Idosos- , realiza de trem diesel, um passeio típico junino.

HISTÓRICO.

O primeiro Trem Matuto da Terceira idade, aconteceu no ano de 2005, levando 600 idosos, em 2008 embarcaram para o passeio 800 idosos. No dia anterior ao passeio uma equipe organizada pela FAIPE, decora todos os vagões com banderolas e balões juninos. e a animação da festa fica por conta de trios de sanfoneiros .

LOCAL DE REALIZAÇÃO

Uma equipe do METROEC aguarda os animados participantes na estação Recife, onde são entregue um quilo de alimentos não perecível , para serem doados posteriormente a uma instituição que cuida de pessoas idosas. Em seguida todos embarcam de metrô para a estação Curado , e lá seguem de trem Diesel com destino a estação Cabo , onde são recebidos com uma grande festa

 

  • EM OUTUBRO O METRÔ TAMBÉM É CRIANÇA

Durante todo o ano, a CBTU/Metrorec abre suas portas às escolas e empresas, que queiram conhecer o sistema metroferroviário. Em outubro, quando se comemora o Dia das Crianças, as visitas ganham um toque especial com o projeto “Em Outubro o Metrô Também é Criança”.

brincadeiras e lanche.

EM OUTUBRO O METRÔ TAMBÉM É CRIANÇA

APRESENTAÇÃO

Durante todo o ano, o Metrorec abre suas portas às escolas e empresas, que queiram conhecer o sistema metroferroviário. Em outubro, quando se comemora o dia da criança, as visitas ganham um toque especial com o projeto, “Em Outubro o Metrô Também é Criança“. Oferecendo às crianças das escolas públicas e privadas, várias atividades sobre o sistema trem/metrô, como funciona e está inserido no bairro onde moram e na Região Metropolitana. Propiciando uma comemoração diferente, recreativa, cultural, educativa e muito divertida.

No Edifício sede do Metrorec, a garotada participa de brincadeiras educativas, assiste a filmes que mostram como funciona a empresa, sempre acompanhadas por funcionários do Metrorec.

O ponto alto das comemorações do mês das crianças, fica por conta da realização do Trem da Criança, onde cerca de 800 (oitocentas) crianças embarcam numa deliciosa viagem de trem, animadas pelo som de uma bandinha de música, arte educadores, muitas brincadeiras e lanche.

OBJETIVO

Mostrar às crianças da região metropolitana do Recife, alunos das escolas públicas e privadas, de forma lúdica e cultural como funciona o metrô e o trem diesel, meio de transporte cada vez mais utilizado pela população e como está inserido o transporte metroviário e ferroviário em nossa cidade, mantendo, desta forma, uma maior aproximação entre a população em geral, usuários e o Metrorec. Aproveitando para propiciar à garotada momentos de descontração e alegria no mês em que se comemora o dia da criança.

HISTÓRICO

No inicio em 2000, o Projeto Em Outubro o Metrô Também é Criança além das visitas ao metrô durante o mês de outubro , realizava o passeio de trem saindo da estação Cabo até a estação Curado, onde acontecia as festividades e brincadeiras com as crianças, e, seu foco era voltado só para as comunidades em torno da linha diesel . Em 2003 ampliamos o nosso foco, para os quatros municípios que a CBTU/METROREC atende diretamente, Recife, Jaboatão, Cabo de Santo Agostinho e Camaragibe; ofertamos 400 vagas para o passeio de trem as crianças das escolas públicas das respectivas cidades; criamos mais 400 vagas para atender também as escolas privadas e outro diferencial na mudança foi a ampliação do itinerário, que passou a sair do Marco Zero com destino ao Cabo

Essas mudanças nos mostra a seriedade e compromisso que a CBTU/METROREC vem conduzindo esse evento, ensinando aos nossos futuros usuários/cidadãos um pouco da história do transporte sobre trilhos e sobre a cultura das nossas cidades.

REPERCUSSÃO NA MÍDIA

O projeto Em Outubro o Metrô é criança , além de promover conhecimentos e diversão à população em geral, ainda gera uma boa repercussão na mídia impressa e eletrônica. Os meios de comunicação divulgam sempre, o passeio de trem, que chama a atenção principalmente para a cobertura nos telejornais, gerando várias entradas ao vivo em todas as emissoras locais.

OCAL DE REALIZAÇÃO

Partida/ Embarque Marco Zero /Cabo

Retorno/ Desembarque Cabo/ Marco-Zero

PARCEIROS

GOVERNO DO ESTADO

PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE

PREFEITURA DA CIDADE DE CAMARAGIBE

PREFEITURA DA CIDADE DO CABO DE SANTO AGOSTINHO

PREFEITURA DA CIDADE DE JABOATÃO DOS GUARARAPES

 

  • NATAL METROREC

No mês de dezembro o Metrorec lança a campanha “Adote uma Criança neste Natal. A campanha consiste em escolher uma comunidade carente próxima ao metrô e doar as crianças previamente selecionadas presentes para alegrar ainda mais o Natal

APRESENTAÇÃO

No mês de dezembro o Metrorec lança a campanha “Adote uma Criança neste Natal. A campanha consiste em escolher uma comunidade carente próxima ao metrô e em seguida é montada uma árvore de Natal no hall do Ed. Sede , nela estarão cartões com o nome e idade das crianças, onde cada funcionário escolhe e adota uma criança para presentear.

HISTÓRICO

A CBTU/METROREC sempre participou de campanhas natalinas. A campanha Natal Sem Fome do sociólogo Betinho foi o começo para os seus empregados desenvolvessem a solidariedade e participarem de outras campanhas como “Fome Zero” do Governo Federal criada pelo Presidente Lula.

Em 2004 organizamos uma campanha voltada diretamente para as comunidades lindeiras “ ADOTE UMA CRIANÇA NO NATAL “ . Escolhemos acomunidade de Joana Bezerra com 150 crianças, que tinha um problema pontual, que era o uso de crianças e adolescentes como ambulantes dentro da estação e trens.

2005 com a inauguração do novo trecho da linha sul escolhemos a comunidade da Ilha de Deus, onde atendemos 200 crianças.

2006 atendemos duas comunidades , Mangueira e Camaragibe com 230 crianças

2007 Foi o ano que presenteamos mais crianças, fomos para a comunidade de Entra Apulso próxima a estação Shopping e atendemos 350 crianças.

Em 2008 buscando cada vez mais nos aproximar do novo trecho em operação da linha sul, escolhemos a creche 14Bis, que atende as comunidade dos Tijolos, Entra Apulso,Veloso e Carrefour; deixando felizes 280 crianças.

COMO ACONTECE

Após escolher a comunidade, uma árvore de Natal é montada no hall do Ed. Sede no 01dia útil do mês de dezembro e , nela são colocados cartões com o nome e idade das crianças. Para realizar a adoção, cada funcionário deverá escrever seu nome e ramal ao lado do nome da criança escolhida. Os presentes são entregues na sala da Articulação Externa, no 1º andar do Ed. Sede, até um dia antes da chegada do Papai Noel.

O dia mais esperado pelas crianças, acontece antes do dia 25/12 com a chegada do Papai Noel pilotando o metrô e uma grande festa na estação Recife com a entrega dos presentes e lanche.

 

  • PROJETO NOVO USUÁRIO

O Projeto novo usuário foi criado com objetivo, de realizar a inserção da população lindeira ao novo transporte a ele destinado, bem como aproximar aos que fazem o Metrorec, inserindo a filosofia do sistema, tornando-os colaboradores e proprietários de seu patrimônio fazendo com que passem a valorizar e zelar cada vez mais.

PROJETO NOVO USUÁRIO

OBJETIVO

Realizar a inserção da população lindeira ao novo transporte a ele destinado, bem como aproximar e aliar aos que fazem a CBTU/METRROEC, inserindo a filosofia do sistema, tornando-os colaboradores e proprietários de seu patrimônio, fazendo com que passem a valorizar e zelar cada vez mais.

HISTÓRICO

Desde o início da operação comercial do METREOREC em 1985 , que o projeto Novo Usuário vem atuando nas comunidades e escolas das áreas lindeiras . A cada estação inaugurada uma equipe formada por empregados da CBTU/METROREC organizavam palestras e visitas as escolas e comunidades, como também traziam eles para conhecerem o funcionamento do sistema . A partir da inauguração da estação de Camaragibe em 2002 e com o crescimento do metrô , foi analisado a necessidade de contratar um grupo de arte educadores, para dar um suporte aos empregados.. Em 2005 deu início a inauguração do novo trecho de expansão da linha sul, com 10 novas estações, começando com a estação Imbiribeira e Largo da Paz, em 2008 inauguramos mais três estações ( Antônio Falcão , Shopping e Tancredo Neves ) atendendo quase toda a comunidade da Imbiribeira . Para 2009 está previsto as estações de Aeroporto, Porta Larga, Monte dos Guararapes, Prazeres e Cajueiro seco. Com toda linha sul inaugurada a CBTU/METROREC , espera atingir também uma nova classe de usuário, estudantes de escola particular, comércio de empresa média e grande porte, usuários de shopping, aeroporto e os próprios moradores, que são da classe C e B, que representa a realidade da população que será beneficiada pela nova expansão.

REALIZAÇÃO

Para atingir todas as comunidades ( residencial, escolar comercial e industrial ) que fazem o bairro onde esta sendo inaugurado o novo trecho , é traçadas as seguintes ações:

  • Reuniões com as lideranças comunitárias, para apresentação do projeto.

  • Mapeamento das escolas e comércio, até 500 metros da estação.

  • Visitas às escolas e comércio, agendando um passeio à estação e metrô.

  • Contratação de um grupo de arte educador.

  • Confecção de convites, para serem distribuídos aos participantes.

  • Confecção de panfletos informando a inauguração

  • Confecção de panfletos educando sobre as normas de segurança

  • Confecção de cartazes

  • Confecção de folder institucional

  • Faixas

  • Banner”s

ARTE EDUCADOR

Apresentação do serviço e o funcionamento da empresa Metrorec de forma lúdica, podendo ser uma peça teatral. Esse serviço deverá ser executado no tempo máximo de dez minutos e ter no mínimo 3 arte-educadores .

AGENDA

Montamos uma agenda seguindo as orientações e as etapas prevista para as inaugurações, conforme informado pela Coordenadoria de operações para as apresentações nas estações, no horário das 9:00 às 11:00 e 14:30 às 16:30. para escolas e comunidades

COMO

  • Abertura com um funcionário da empresa falando do sistema

  • Apresentação do vídeo

  • Apresentação do arte educador

  • Passeio de metrô saindo da estação onde estará acontecendo a inauguração até estação Recife e retorno a estação de destino

  • Lanche com agradecimentos finais.

 

  • BIBLIOTECA LEITURA NOS TRILHOS

A Biblioteca “Leitura nos Trilhos” é uma parceria do Instituto Brasil Leitor com o Metrorec e com patrocínio daVisa . A Biblioteca “Leitura nos Trilhos” é um módulo de empréstimo de livros de impacto visual e corporativo que compartilha a identidade do Instituto Brasil Leitor. Ali a população tem a oportunidade de levar livros atraentes para casa.

APRESENTAÇÃO

Este é um projeto que visa à criação de pontos de empréstimo gratuito de livros. Assim foram instaladas bibliotecas em diversas cidades, criando um novo espaço de estímulo à vida cultural nos Metrôs.A Biblioteca“Leitura nos Trilhos” é um módulo de empréstimo de livros de impacto visual e corporativo que compartilha a identidade do Instituto Brasil Leitor. Ali a população tem a oportunidade de levar livros atraentes para casa.

HISTÓRICO

Inaugurada em 24 de abril de 2007, localizada na Estação Recife, a unidade conta um acervo de mais de 2.425 livros, que também podem ser consultados por meio de um sistema de pesquisa automatizado e 3397 sócios.

FUNCIONAMENTO

Para se tornar um associado “Leitura nos Trilhos” basta apresentar o RG (xerox e original), um comprovante de residência atual (xerox e original) e uma foto 3×4. Os livros podem ser emprestados uma por vez pelo prazo de 10 dias e os sócios têm que devolver os livros somente na própria biblioteca.

O horário de atendimento é de segunda à sexta das 9h às 19h.

A Biblioteca “Leitura nos Trilhos” é uma parceria do Instituto Brasil Leitor com o Metrorec e com patrocínio daVisa.

 

  • PRÓJOVEM

Investir em uma política nacional integrada, com programas e ações voltados para o desenvolvimento integral do jovem brasileiro representa uma dupla aposta: criar as condições necessárias para romper o ciclo de reprodução das desigualdades e restaurar a esperança da sociedade em relação ao futuro do Brasil.

PRÓJOVEM

APRESENTAÇÃO

Investir em uma política nacional integrada, com programas e ações voltados para o desenvolvimento integral do jovem brasileiro representa uma dupla aposta: criar as condições necessárias para romper o ciclo de reprodução das desigualdades e restaurar a esperança da sociedade em relação ao futuro do BrasilCom essa perspectiva, em 2005, o governo federal lançou a Política Nacional de Juventude, que compreendeu, além da criação da Secretaria Nacional de Juventude e do Conselho Nacional de Juventude, o desenvolvimento do Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária – Prójovem.

HISTÓRICO

Como empresa ligada ao Governo Federal através do Ministério das Cidades, a CBTU/ Metrorec., vem participado ativamente do pró-jovem.

2006- Em parceria com o Centro de Prevenção às Dependências lançou a Campanha Metrorec Cidadão. É uma campanha inédita executada por alguns jovens moradores da comunidade Joana Bezerra, que trabalhavam indevidamente com o comércio ambulante no metrô. Juntaram-se a eles alguns jovens das comunidades da Imbiribeira e do Ipsep , de forma criativa, orientaram os usuários a exercerem seus direitos, a cumprirem seus deveres no sistema, para que todos tivessem uma viagem mais tranquila, segura e confortável.

2007- Na estação Engenho Velho durante seis meses foi a vez do Emprego Jovem, com o curso de qualidade no atendimento , finalizando com uma pesquisa sobre o atendimento no metrô.

2008 – Éa vez do Projeto Escola de Fábrica, que tem o objetivo de incluir jovens de baixa renda no mercado de trabalho através de cursos de iniciação profissional eunidades formadoras no próprio ambiente de empresas gerando renda e inclusão social.

O programa Escola de Fábrica é uma iniciativa do Governo Federal, executado através do Ministério da Educação e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC).

Em parceria com a Prefeitura do Recife através da Secretaria de Educação e a Empresa Metropolitana de Ônibus, a CBTU/METROREC  ofereceu um curso para formação de Agente Operacional de Transportes. O curso teve a duração de seis meses e uma carga horária de 600 horas/aula. No conteúdo, informações sobre a área profissional do curso e aulas de português e cidadania, ministradas por empregados voluntários do Metrorec e da Empresa Metropolitana. Ao final do curso, cerca de 20% dos alunos capacitados foram absorvidos como empregados das duas empresas.

PÚBLICO ALVO

O projeto é voltado para estudantes com renda per capita até 1.5 salário mínimo , e na CBTU/METROREC deve como prioridade os moradores das comunidades lindeiras. Que além do curso tiveram a seguinte ajuda : alimentação, uniforme, transporte, material didático e seguro de vida fornecido empresa formadora e bolsa de R$,150,00 pagos pelo MEC.