trem-anima

 

 

Com um acervo de aproximadamente nove mil títulos, foi reaberta ao público, em 18/9, a biblioteca da Administração Central, localizada no 2º andar do prédio, após um período sem funcionamento regular. Com a presença da direção da Companhia e de empregados, a data foi marcada por diversas ações, como sorteio de brindes; declamação de poesias; Café Literário; apresentação do coral da Eletrobras e projeção de filme.

 


A inauguração das novas instalações da biblioteca ficou por conta do Diretor-Presidente, Fernando Barini, e do Coordenador Técnico de Gestão da Informação, Everton Nascimento. Eles descerraram a fita, em gesto simbólico de reinauguração do local. “Investir em leitura é construir um futuro melhor, com cidadãos mais conscientes. Ler educa, e educação é a base de tudo”, afirmou Barini. Everton, responsável pela reformulação da biblioteca, destacou o empenho de diferentes áreas em ajudar na empreitada: “tanto colegas antigos quanto novos perceberam que ela é um espaço comum a todos e se envolveram em prol de uma ação maior”.


Após o sorteio de livros para os empregados, Alexandre de Almeida (CEGEI) recitou três poesias de sua autoria, compostas alguns dias antes especialmente para o evento. Os poemas tratavam da biblioteca em si, da CBTU e da ferrovia. “A biblioteca estava abandonada. Vê-la rejuvenescida é uma vitória para nós, pois ela é nossa fonte de conhecimento”, observou Alexandre. Para que volte a ser fonte de consulta dos empregados, é importante que o espaço receba livros atualizados. “A biblioteca modernizada com obras recentes será um paraíso”, complementou o poeta.

 


O Café Literário – um brunch (refeição entre o café da manhã e o almoço) oferecido para os presentes no 12º andar do edifício – deu prosseguimento ao evento, que contou ainda com a apresentação do coral da Eletrobras, regido por Crismarie Hackenberg. Na presença do Diretor Técnico, Sérgio Sessim, e do Diretor-Presidente, os artistas cantaram quatro músicas: “Clube da Esquina 2”, de Lô Borges e Milton Nascimento; “Verde”, de Leila Pinheiro; “Maria Maria”, de Milton Nascimento; e “O som da pessoa”, de Gilberto Gil. A regente Crismarie já liderou o extinto coral da CBTU, de 2003 a 2008.

 


O encerramento das comemorações ficou a cargo da exibição do filme “O assalto ao trem pagador”, de 1961, precedido de comentários do historiador Elias Machado (GEPAT). Segundo o empregado, a obra foi inspirada no assalto realizado próximo a Japeri, em junho de 1960, ao trem que carregava 27 milhões de cruzeiros para o pagamento dos ferroviários. O filme, cujo cenário é o Morro da Providência, tem no elenco não só atores conhecidos, como Grande Otelo e Reginaldo Faria, mas também funcionários da ferrovia, que atuaram como figurantes.

 


“O ambiente da biblioteca ficou ótimo, muito aprazível e aconchegante. Reabrir esse espaço foi uma importante iniciativa da companhia”, afirmaram Alexandra Marques e Rafaela Azevedo, ambas da CEATA/GAJUR.

 


Barini visita instalações reformadas destinadas aos motoristas


A CBTU está reformando, através da GEAPO, o espaço destinado aos motoristas da Companhia, e o presidente Fernando Barini esteve lá no dia 18/09, e entregou aos profissionais da área as principais salas, que ficam no subsolo do prédio, como a do atendimento, que tem o contato direto com os clientes, mesas novas e computador, além da sala de descanso e vestiário. Banheiros novos com chuveiro também fazem parte de toda a benfeitoria. Barini gostou da obra, e disse que com a reforma os motoristas podem contar com um ambiente saudável e agradável para poderem desempenhar melhor suas funções.

 

   
BettingRating.in is Best Online Casinos list at India!