trem-anima

 

 

 

A convite do prefeito Eduardo Paes, Marco Fireman e Davidson Tolentino conheceram, na última sexta-feira (30), o primeiro trem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) a chegar na Praça Mauá, Zona Portuária do Rio. Uma importante obra que compõe o conjunto de ações de modernização da área, projeto que está sendo realizado pela prefeitura em parceria com o Ministério das Cidades e um consórcio de empresas privadas.


"Foi uma visita bastante proveitosa. Trocamos experiências e conhecimentos sobre o nosso sistema de transporte e planos de mobilidade. O prefeito Eduardo Paes está enfrentando grandes desafios e, com a implantação do VLT e a conclusão de todas as obras que fazem parte do projeto ‘Cidade Olímpica’, dará respostas satisfatórias às demandas dos cariocas", afirma Fireman, destacando a oportunidade que os Jogos Olímpicos representam para o Brasil.


Os diretores, que estavam acompanhados também pelo senador Ciro Nogueira, aproveitaram a ocasião para conhecer as construções do Museu do Amanhã, que tem a previsão de inauguração para os dias 18 e 19 de novembro, e, segundo o prefeito, será “ícone cultural e arquitetônico” da cidade.


Na sequência, visitaram as obras do Parque Olímpico, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio, palco principal das competições durante os Jogos Rio 2016 – serão 16 olímpicas e nove paralímpicas.


"Aproveitamos a oportunidade para conhecer as inovações técnicas que estão sendo instaladas nas obras, principalmente no que diz respeito à acessibilidade. O Parque Olímpico já é realidade e deixará importante legado para o Rio de Janeiro", finaliza Marco Fireman.

 

CURIOSIDADES:

 

VLT

 

 

O Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que vai ligar a Zona Portuária do Rio ao Centro, só começa a circular em 2016, mas quem quiser conferir como será o novo modelo de transporte pode ir à Cinelândia, no Centro, onde um veículo está exposto para visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 14h. Vídeo e conteúdo expositivo apresentam detalhes sobre trajeto e funcionamento do VLT. O público pode visitar as instalações internas, receber informações detalhadas sobre o projeto, tirar dúvidas e assistir a vídeos.

 

O VLT ligará vários pontos da região central. Serão 28 quilômetros e 32 estações. Entre os pontos ligados pelo VLT, destacam-se a Rodoviária Novo Rio (que recebe ônibus intermunicipais e interestaduais), Central do Brasil (principal estação ferroviária do Rio), Estação Praça XV das Barcas e o Aeroporto Santos Dumont.


Museu do Amanhã


A inauguração do Museu do Amanhã, uma das principais obras de revitalização da zona portuária da capital fluminense, acontecerá até o fim do ano. O prefeito Eduardo Paes disse que 98% das obras, na praça Mauá (centro da cidade), estão concluídas. Ainda falta finalizar instalações de vídeos e jogos e o sistema de ar-condicionado.

 


O projeto, orçado em R$ 215 milhões, é do premiado arquiteto espanhol Santiago Calatrava. Na concepção de seu autor, o desenho lembra um inseto, as folhas de uma vitória-régia ou de uma bromélia. Com uma área externa de 30 mil metros quadrados, o Museu do Amanhã usará ambientes audiovisuais, instalações interativas e jogos para falar sobre o futuro.

 


O museu, uma PPP (Parceria Público-Privada) com a Fundação Roberto Marinho, já definiu as exposições de longa duração divididas em cinco áreas principais: Cosmos, Terra, Antropoceno, Amanhã e Agora.


Parque Olímpico


Coração dos Jogos, o Parque Olímpico atingiu 92% de conclusão das obras. Após o evento, o espaço ficará como presente para os cariocas. O boulevard e área de lazer serão abertos ao público e a Arena do Futuro será transformada em quatro escolas municipais (duas na Barra, uma em São Cristóvão e outra em Jacarepaguá). Já o Estádio Aquático se transformará em dois ginásios, que serão instalados em áreas onde hoje não há opção para práticas de esporte.

 


As modalidades olímpicas a serem disputadas em 2016 serão Basquete, Judô, Taekwondo, Luta-livre, Luta Greco-Romana, Handebol, Tênis, Ciclismo (pista), Polo Aquático, Natação, Nado Sincronizado, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Ginástica de Trampolim, Esgrima e Saltos Ornamentais. Durante as paralimpíadas, o Parque Olímpico sediará as competições de Basquete em Cadeira de Rodas, Rúgbi em Cadeira de Rodas, Judô, Bocha, Futebol de 5, Golbol, Tênis em Cadeira de Rodas, Ciclismo e Natação.

 

BettingRating.in is Best Online Casinos list at India!