trem-anima

 

 

A FNP - Frente Nacional de Prefeitos promoveu, no dia 23/09, no Palácio da Cidade - residência oficial do prefeito do Rio de Janeiro -, reunião que norteará as atividades e participações para o IV EMDS – Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, que será realizado de 24 a 28 de abril de 2017, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. A CBTU, representada na reunião pelo Diretor de Administração e Finanças, Antonio Geraldo Alves Bosshard, tem a oportunidade de vislumbrar todo o desenvolvimento dos trabalhos que estão sendo discutidos, especialmente, sobre mobilidade urbana, como também participar do processo de elaboração do evento.

280916ac

O coordenador de Desenvolvimento Econômico Local da FNP, Vinicius Farah (Prefeito de Três Rios – Estado do Rio de Janeiro), abriu a reunião falando sobre a importância da Frente Nacional de Prefeitos. “A Frente, nos últimos anos, sempre teve um papel crucial, porque vem sendo uma ferramenta vital para o país e, lógico, para os municípios, não importando o tamanho da cidade. Também vem estreitando a relação junto ao Governo Federal e Poderes Locais. Mais recentemente, a Frente teve um papel importante junto ao Congresso e Senado, quanto às dívidas dos estados e municípios, principalmente na questão dos precatórios”, disse o Prefeito de Três Rios, que ainda falou sobre as ações sustentáveis e empreendedoras em sua cidade, bem como a recuperação financeira do município, localizado no centro-sul fluminense. 

CBTU no IV EMDS

O coordenador de Projetos e Articulador Institucional da FNP, Paulo Miotta, falou sobre a grandiosidade do Encontro, destacando o último, não só pelo número de pessoas, mas pelas empresas e instituições participantes. Segundo Miotta, elas foram cruciais para diversas conquistas e novas ações, o que resultou na organização desse novo Encontro, que será em Brasília. O Diretor da CBTU, Antonio Bosshard, falou logo a seguir, também como representante do Ministério das Cidades, e ressaltou a importância da Companhia para as cidades em que atua, não só na questão da mobilidade urbana, mas por todo o trabalho de sustentabilidade que realiza. “Temos o prazer de estar aqui fazendo parte da elaboração do próximo Encontro, e a CBTU quer contribuir também. Vou conversar com o Presidente da empresa e alguns técnicos para visualizar a nossa participação. Temos projetos em andamento, principalmente de estações sustentáveis, com aproveitamento da água da chuva, placas solares para manutenção de energia e outros trabalhos que visam à sustentabilidade. Aproveito para colocar nosso corpo técnico à disposição dos prefeitos, para discutir a implementação do transporte sobre trilhos em cidades que tenham interesse”, disse Antônio Bosshard para os representantes de empresas e instituições como BNDES, SEBRAE, Governo do Distrito Federal, FEP, CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo, Fundação Roberto Marinho, dentre outras.

280916ac2

O IV EMDS, que será realizado na área de eventos do estádio Mané Garrincha, terá a participação estimada de mais de cem instituições nacionais e internacionais e, aproximadamente, 12 mil participantes, segundo os organizadores. Suas atividades serão norteadas pelo tema “Reinventar o financiamento e a governança das cidades”, desdobrado em mais cinco eixos: “Serviços e políticas públicas como direitos da cidadania”; “Cidades inteligentes, inovadoras, democráticas e transparentes”; “Direito à Cidade”; “Repactuação federativa, consorciamento e desenvolvimento regional”; “Qualidade e eficiência na gestão pública e a judicialização da escassez”; “Agenda urbana global e mudanças climáticas”; e “Incentivo à economia local, empreendedorismo, emprego, trabalho e renda”. 

Fator preponderante

O IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável tem como foco principal preparar os prefeitos na intenção de fazerem uma boa administração, na forma de intervenções urbanas, revitalização de seus centros urbanos, requalificação das cidades, transformação e incentivo à sustentabilidade, ambientalismo, mobilidade urbana nos serviços de transporte urbanos, dentre outros temas. 

A FNP - Frente Nacional de Prefeitos é uma entidade municipalista suprapartidária que reúne municípios brasileiros, incluindo a participação de 26 capitais brasileiras e de mais de 100 cidades de médio e pequeno porte, e tem como objetivo promover a participação ativa dos entes locais nas questões urbanas e na interlocução ampla e democrática com os três poderes nos âmbitos estadual e federal, e com a sociedade civil organizada.

 

BettingRating.in is Best Online Casinos list at India!