trem-anima

 

 

           Reduzir o consumo de água e energia em até 25% no âmbito da ferrovia. Essa é a principal meta do Programa de Consumo de Água e Energia (CAES), que a CBTU João Pessoa lançou nesta sexta feira, 24, dentro da Semana Mundial da Água. Segundo a engenheira ambiental, Mariko de Almeida Carneiro, para atingir o intento de economia de água e energia, a CBTU e seus colaboradores passarão por mudanças que vão desde a conscientização do consumo até a implantação de novas tecnologias.

            De acordo com os coordenadores do programa, Mariko Carneiro e Lucian Pereira, a implementação de equipamentos mais eficientes, como a troca de lâmpadas comuns por de leds, troca das torneiras antigas por modernas hidromecânicas e dispositivo de duplo fluxo nas descargas poderão gerar uma economia de 25% para a água e 10% para a energia. Além disso, a CBTU também estuda a possibilidade do uso da energia solar e aproveitamento da água da chuva. O programa está orçado em R$ 20 mil.

            Atualmente, o consumo médio de água da CBTU João pessoa está em 520 m³ e de energia em 23 mil kwh. Os coordenadores da Programa acreditam que ambos consumos são altos e apontam vazamentos, instalações hidráulicas e elétricas antigas como os principais causadores do desperdício. “Também tem o mal consumo por parte dos colaboradores. Muitos esquecem de apagar a luz ao sair, desligar equipamentos e fechar bem a torneira e isso acarreta excesso de consumo que pode ser facilmente equilibrado se todos se conscientizarem a mudar os hábitos”, acrescenta a engenheira ambiental.

             O Caes está alinhado com o Planejamento Estratégico da CBTU e os primeiros resultados serão contabilizados mês a mês. A estratégia é que no final de 12 meses com todas as modificações em curso se atinja a meta proposta no Programa. Para envolver todos os colaboradores, a CBTU distribuirá cartilhas educativas e já afixou placas informativas ao lado dos interruptores e torneiras, além de oferecer palestras e cursos.

24032017a

BettingRating.in is Best Online Casinos list at India!