trem-anima

 

 

Os empregados da CBTU João Pessoa participaram, nos dias 06 e 07 de abril, do curso sobre Gestão de Riscos e Controles Internos, ministrado pelo Auditor de Finanças e Controle do Ministério das Cidades, Paulo Grazziotin. O treinamento foi realizado no auditório da Receita Federal e foi estendido a órgãos como CGU-PB, UFPB, CONAB, MPPB, entre outros. A mesa de abertura foi composta pelo Gerente de Administração e Finanças da CBTU João Pessoa, Charles Silva; pelo superintendente da CGU, Gabriel Aragão Wright; além do ministrante Grazziotin.  

A necessidade desse curso surgiu, pois, a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) determinaram, aos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, a adoção de uma série de medidas para a sistematização de práticas relacionadas a gestão de riscos, controles internos e governança. Foi publicada em maio de 2016, a Instrução Normativa Conjunta CGU/MP nº 1/2016, que dispõe sobre controles internos, gestão de riscos e governança no âmbito do Poder Executivo Federal.

De acordo com Paulo Grazziotin com essa realidade em lei, com instrução normativa e com a cobrança do Tribunal de Conta da União para que todas as estatais tivessem uma política de gestão de riscos foi vista a necessidade da realização desse treinamento. “Estamos aqui treinando os nossos colegas da CBTU, a pedido do Ministro Bruno Araújo, de passar para todos os empregados públicos federais ligados ao Ministério das Cidades, noções importantes para implementação da gestão de riscos”, afirmou Grazziotin.

O curso foi ministrado com base em uma regra internacional que já foi transformada em norma técnica brasileira, que é ABNT NBR ISO 31000 e na ABNT NBR ISSO 31010. E para Grazziotin a Gestão de Riscos objetiva qualidade nos processos internos de trabalho e uma empresa que está preparada para um problema se sobressai perante as demais. “A CBTU por tratar de transporte ferroviário, ela é muito operacional, com riscos muito latentes; então ao fazer uma política de gestão de riscos ela vai se preparar melhor para conceber ações gerencias mitigadoras desses riscos, com uma perspectiva antecipada. E se porventura esses riscos se materializarem e virarem problemas, a gestão de riscos propõe que existam os planos de contingência, os planos B, os protocolos emergenciais. Então isso é muito bom, pois numa situação de urgência as pessoas vão saber o que têm que fazer”, conclui Paulo Grazziotin.

O treinamento abordou temas como: Política de gestão de riscos, Governança corporativa, Avaliação e tratamento de riscos, Ferramentas e técnicas de apoio à identificação de riscos e Estratégias para a implementação da gestão de riscos, entre outros. E já foi ministrado na Administração Central da CBTU, na CBTU Belo Horizonte, na CBTU Recife e agora na CBTU João Pessoa; a CBTU Maceió e a CBTU Natal também serão contempladas.

 

10042017a 10042017b
 10042017c  10042017d
 10042017e  

   

BettingRating.in is Best Online Casinos list at India!