A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP) recebeu 127 inscrições de sínteses de artigos técnicos para participar da 27ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que será realizada de 14 a 17 de setembro, no formato on-line. Desses, 118 participantes indicaram seus trabalhos para concorrer ao 8º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU.
As sínteses recebidas foram avaliadas pela Comissão Técnica da Semana de Tecnologia Metroferroviária e 106 foram selecionados para desenvolver o artigo final e serem apresentados na Semana, sendo que 45 trabalhos estão concorrendo ao Prêmio de Tecnologia.
Os autores têm até o dia 11 de julho de 2021 para encaminhar os artigos técnicos para a AEAMESP, através do sistema de inscrição – www.aeamesp.org.br/trabalhos . Os autores devem seguir todas as instruções que constam no regulamento para o envio do artigo final.
Após a entrega, os artigos serão avaliados pela Banca Examinadora do Prêmio de Tecnologia e serão divulgados os finalistas a concorrer à premiação de R$ 5 mil por categoria. Todos os artigos finalistas receberão troféu e certificado de participação.
A premiação é promovida pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), em parceria com a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), e tem o objetivo de estimular o desenvolvimento tecnológico na área de transporte de passageiros sobre trilhos e reconhece os melhores trabalhos por sua qualidade técnica, ineditismo e aplicabilidade no setor metroferroviário.
Conheça a relação das sínteses selecionadas para desenvolvimento de artigo por categoria
Artigos que concorrem ao 8º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU:
CATEGORIA 1
· A questão da importância do local de implantação de uma estação metroviária |
· A relevância do Metrô de São Paulo na transformação da mobilidade urbana após o Covid-19 |
· Análise Multicritérios para Novos Trens Turísticos: construção de um modelo para projetos no Brasil |
· Espacialização das viagens motorizadas na RMSP em 1997, 2007 e 2017 através de vetores e macrozonas |
· Espaços Residuais no entorno de estações do Metrô de São Paulo: estudo da Estação Santa Cruz |
· Impactos da Covid-19 no MetrôRio e estratégias de mitigação de impactos |
· Inteligência Artificial na gestão Metroferroviária: Transformando dados em informações de alto valor |
· Mobilidade e educação em tempos de pandemia: um estudo em uma instituição privada de ensino superior |
· Modelagem computacional para o fluxo de passageiros da Estação Luz e seus benefícios para integração |
· Novo Modelo de Geração de Viagens |
· Novo modelo de previsão de demanda da Cia do Metropolitano de SP - o lado da Oferta |
· O VLT como vetor de transformação da cidade de Guarulhos |
· Proposta de implantação de Autoridade Metropolitana de Transportes no ambiente do Rio de Janeiro |
CATEGORIA 2 |
· A importância de usar simuladores, ser efetivo e reduzir custos na capacitação técnica operacional |
· A importância do Business Intelligence (BI) na priorização e gestão efetiva da capacitação técnica |
· Aplicativo traz inovação, confiabilidade e agilidade no atendimento a PCDs (Pessoas com Deficiência) |
· Comunicação Integrada e Dinâmica aplicada ao Teletrabalho |
· Estudo dos coeficientes de carbonatação dos concretos de diferentes linhas do Metrô de São Paulo |
· Indicadores da gestão de documentos técnicos do projeto executivo de implantação de sistemas |
· Juntos contra o preconceito à idade! #SOUMAISSESSENTA |
· Liderança-x: caminho para o alto desempenho |
· MEETUP LAB: fomentando a discussão técnica e aumentando a integração entre os colaboradores da CPTM |
· Melhoramento dos processos e aumento da eficiência na entrega de trens para Manutenção Preventiva N2 |
· O modelo de redes colaborativas como paradigma de gestão |
· O papel da liderança no enfrentamento da maior crise financeira do setor metroviário |
· Posto de Atendimento à Mulher no Metrô-SP - mais uma ação no combate à violência contra a mulher |
· Tratamento de ocupações irregulares (invasões) na faixa de domínio das concessionárias ferroviárias |
CATEGORIA 3
Artigos que não concorrem ao Prêmio:
CATEGORIA 1
· Análise histórica e socioeconômica das redes metroviárias em metrópoles brasileiras |
· Distribuição Espacial dos Empregos na Região Metropolitana de São Paulo: variação entre 2007 e 2017 |
· Implantação da Gestão Padronizada de Cronograma nas Obras de Expansão da Linha 2 - Verde do Metrô-SP |
· Passarela móvel retrátil da Estação Mooca da CPTM |
· Revitalização Urbana e Geração de Receitas com Bens Imóveis |
CATEGORIA 2
· A comunicação visual no Metrô de São Paulo - evolução e proposta de melhorias |
· A importância de atuar com agilidade, confiabilidade e segurança no Sistema de Alimentação Elétrica |
· Avaliação da qualidade dos serviços de vigilância/ segurança patrimonial |
· Biblioteca Cooperativa Sérgio Ribeiro dos Reis |
· Consultoria em gestão de projetos para projetos de inovação |
· Desafios e Oportunidades na Capacitação de Profissionais Metroferroviários em tempos de COVID19 |
· Desenvolvimento e Implantação de Novos Modelos de Treinamento no CCO do Metrô de São Paulo |
· Embarque online - Inovação no Programa de Visitas da CCR Metrô Bahia |
· Engajamento através da União, Dedicação e da Harmonia em busca de melhorias. |
· Fiscalização dos contratos de manutenção |
· Gestão Sistêmica da Operação da Rede Metroviária |
· Implementação de um sistema de certificação sustentável para empreendimento de metrô por meio do CIM |
· O Impacto de Capacitar com Excelência a Operação do Sistema de Ventilação Principal |
· OKR - Cultura de Execução de Objetivos para Sustentar Resultados Exponenciais e Superar Expectativas |
· Por que a capacitação no sistema de bombas é tão importante para garantir segurança operacional? |
· Potencial geração de créditos de carbono utilizando energia solar |
· SOMOS: Conhecimento e Práticas Inovadoras para Suporte à Liderança com Foco em Alavancar Performance |
· Uma análise sobre a inserção da formação de profissionais na área metroferroviária |
CATEGORIA 3
· A utilização de dados na contribuição às definições projetuais com foco em ganhos econômicos |
· Aceitação térmica de passageiros embarcados na Linha 3 - Vermelha do Metrô de São Paulo |
· Aplicação do Método Shisa Kanko, apontar e falar, na circulação de trens da CCR Metrô Bahia |
· Aplicação do software CFD para simulação dos sistemas de ventilação para Metrô |
· Aplicativo de gestão inteligente para manutenção de ativos de via permanente |
· As Melhores Práticas para Alinhar Conceitos e Adequar Rotinas para Atender aos Requisitos da NR10 |
· Atualização de sistemas legados SUN/SPARC através de emulação em ambientes Windows/x86-64 |
· Avaliação do processo de padronização de AMVs em empreendimentos de expansão metroviários |
· Biblioteca BIM CPTM: famílias para instalações elétricas, telecomunicações e sistemas auxiliares |
· BUSINESS INTELLIGENCE (BI) para a gestão de materiais do setor metroferroviário - um case de sucesso |
· CCOx: Design como abordagem na conceituação e desenvolvimento de projetos multidisciplinares |
· Desenvolvimento de dispositivo para testes estáticos do Sistema de Reboque Trem-Trem e os resultados |
· Desenvolvimento de interface com os dados de sinalização para a engenharia, manutenção e operação. |
· Desenvolvimento de um sistema de amortecimento inédito no Metrô de São Paulo |
· Dispositivo de interface com a rede CAN para a execução de comandos incluindo reset do trem - L15 |
· Equipamento portátil para teste dos módulos de potência elétrica (IPM e IGBT). |
· Ganhos de produtividade no processo de limpeza de unidades de ar-condicionado dos trens CRC |
· Gestão de requisitos com o "DOORS" no projeto da sinalização da EXT L2-Verde do Metrô-SP |
· Inovação para eficiência inteligente do consumo de energia dos trens no METRÔ- SP |
· Melhoria no Processo do Teste de Estanqueidade e Eficiência Volumétrica |
· Metropolitano Regional da Baixada Santista-MRBS |
· Modernização de velocímetros ferroviários eletromecânicos de ponteiro |
· Monotrilho Linha 15 Prata - Lições aprendidas e melhorias implantadas na execução da via permanente |
· O Metrô salvando vidas - implantação de portas de plataforma - aspectos operacionais |
· O Uso do BIM na Requalificação das Estações Santo Amaro Linha 5-Lilás e Linha 9-Esmeralda |
· O Valor das Pessoas e das Metas Crucialmente Importantes na Execução de Mudanças Bem-Sucedidas |
· Potencial de ganhos com o sistema de prevenção de incêndio wireless |
· Preditivas de Falsas Ocupações - PFO |
· Proteção contra raios em áreas abertas |
· Simulação de aterramento metro-ferroviário considerando uma distribuição arbitrária de parâmetros |
· Sistema de localização em tempo real de equipes de segurança em trens e estações de metrô |
· Sistema de Sonorização integrado com Sistema de Tráfego e Tração |
· Transporte eficiente de passageiros provedor da integração regional efetiva entre BH e Divinópolis |
· Trem Intercidades - Projetos e Operações racionalizadas |
· Turismo Ferroviário - O uso dos trilhos para preservação e transporte |
· Utilização de tuneladoras de grande diâmetro em futuras linhas do metrô de São Paulo |
· Utilização do escalonamento multidimensional para análise de falhas em motores de tração |
· Viabilidade Técnica em Motor C.C. e Sist de Tração |