Imprimir

A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) realizaram nesta 3ª feira (19/09) a cerimônia de entrega 4º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU, na abertura da 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, em São Paulo. 

260917acO artigo técnico “Metodologia, ferramentas e técnicas para redução de custos e riscos no planejamento e na gestão de contratos”, de autoria de Leandro Kojima, foi o vencedor da Categoria 1. 

“Gestão para execução de empreendimentos lindeiros às estruturas metroviárias em operação. Estudo de caso: edifício grande Ufficiale Evaristo Comolatti - Avenida Paulista x Rua da Consolação” foi o artigo vencedor da Categoria 2. O artigo foi escrito por Karina Gonçalves de Oliveira, Guilherme Braidato Robbe, Paula Maia Ribeiro Avesani e Hugo Cassio Rocha.

Enquanto o artigo técnico “O uso do BIM em projetos de estações ferroviárias | experiência na prática – CPTM“, de autoria de Daniela Doval Santos e Luiza Orsini Cavalcanti, foi o vencedor na Categoria 3.

A cerimônia de premiação foi conduzida pelo Diretor Executivo da ANPTrilhos, João Gouveia; pelo Superintendente da CBTU Recife, Leonardo Villar Beltrão; e pelo Presidente da AEAMESP, Pedro Machado.

O Superintendente da CBTU, Leonardo Villar, destacou a importância dessa parceria junto a ANPTrilhos e AEAMESP, que vem a estimular os estudos no setor de transporte sobre trilhos, como também o envolvimento dos técnicos na questão do desenvolvimento tecnológico das empresas metroferroviárias.

O Diretor Executivo da ANPTrilhos, João Gouveia, ressaltou a importância do Prêmio para a troca de experiências entre as empresas e os profissionais do setor metroferroviário. O executivo agradeceu a participação das autoridades no evento, do público e, principalmente dos profissionais que tiveram seus trabalhos selecionados como finalistas e agraciados com o Prêmio ANPTrilhos-CBTU.

O 4º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU é uma iniciativa da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), com apoio da AEAMESP.

O Prêmio de Tecnologia foi criado com o intuito de incentivar a produção técnica no setor metroferroviário e o intercâmbio tecnológico entre os profissionais do setor, divulgando e dando reconhecimento à produção técnica e acadêmica desses profissionais, contribuindo para o aprimoramento do transporte de passageiros sobre trilhos no Brasil.

Confira os cinco artigos técnicos finalistas de cada categoria: 

260917ac2Finalistas do 4º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU

Categoria 1 - Políticas públicas; planejamento urbano; financiamento (funding); gestão de empreendimentos de transporte; tarifas e custeio do serviço:

Análise de potencial local para receber estações ferroviárias no Sistema Urbano de Belo Horizonte, usando GIS

Andre Correa Joia

Diretrizes para projeto de sistemas eletrônicos para guiar pessoas com deficiência visual em redes de metrô

Eliete Mariani

Maglev Metropolitano: mobilidade inovadora com a levitação magnética

Eduardo Gonçalves David

Metodologia, ferramentas e técnicas para redução de custos e riscos no planejamento e na gestão de contratos

Leandro Kojima

Os instrumentos de ordenamento e reestruturação urbana do PDE de 2014 abrem oportunidades para a implantação de novas linhas de metrô?

Marise rauen vianna

Daisy Arradi Letaif

Cynthia Lacerda Torrano de Almeida

Mário José Gil Telesi

 

Categoria 2 - Sustentabilidade; meio ambiente; mobilidade sustentável; gestão; comunicação com o usuário e formação profissional: 

A contribuição ambiental proporcionada pelas operações de sistemas metroferroviários de passageiros, visando à redução das emissões totais de CO2 do setor de transportes de uma região: aplicação nos sistemas metroferroviários de passageiros do Rio de Janeiro – MetrôRio e SuperVia

Carlos Eduardo Sanches de Andrade

Márcio de Almeida D’Agosto

Alessandro de Santana Moreira de Souza

Emissões de gases de feito estufa associadas ao ciclo de vida de uma linha de metrô: estudo de caso da Linha 5 – Lilás do Metrô de São Paulo.

Ramón Carollo Sarabia Neto

Walter Aparecido Aragão

Cacilda Bastos Pereira da Silva

Gestão para execução de empreendimentos lindeiros às estruturas metroviárias em operação. Estudo de caso: edifício grande Ufficiale Evaristo Comolatti - Avenida Paulista x Rua da Consolação

Karina Gonçalves de Oliveira

Guilherme Braidato Robbe

Paula Maia Ribeiro Avesani

Hugo Cassio Rocha

Gestão sustentável no sistema metroferroviário de João Pessoa/PB: implantação de um programa de consumo consciente de água e energia

Lucian Hendyo M Pereira

Mariko de Almeida Carneiro

Simulação do impacto sonoro ambiental de uma nova linha de trem em São Paulo

Maria Luiza Rocha Belderrain

Rafael Vaidotas

 

Categoria 3 - Projetos de sistemas de transporte e seus subsistemas; inovação tecnológica; aprimoramento de técnicas de implantação, operação e manutenção de sistemas de transporte, planejamento e concepção de sistemas de transporte:

Desenvolvimento da manutenção preditiva nos rolamentos do motor de tração e mancais dos rodeiros da nova frota de trens da Linha 5 do Metrô-SP utilizando a técnica de análise de vibração

Igor Alexandre Soares e Araujo

Cássio Murilo Adriano

Impactos das decisões de arquitetura e engenharia civil nos custos das estações do Metrô de São Paulo

Massaru Takeuchi

Rodrigo Guedes de Azevedo

Fabiana Nonogaki

Mesa Pneumática de Testes

Marcelo da Silva Corrêa

O uso do BIM em projetos de estações ferroviárias | experiência na prática – CPTM

Daniela Doval Santos

Luiza Orsini Cavalcanti

Repotencialização de TM-TRACKMOBIL

Sérgio Russel Bazano

Osmario Rezende

Eduardo Aparecido Pavão

Eliseu Mateus

Rafael Oliveira da Silva

As apresentações dos artigos técnicos farão parte da programação da 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da AEAMESP, que será realizada até 6ª feira (22/09), em São Paulo. A programação do evento está disponível no link: www.aeamesp.org.br/23semana/programacao

 

BettingRating.in is Best Online Casinos list at India!