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O Programa de Descentralização de Belo Horizonte, iniciado em abril de 1995, se propõe à implantação da Linha 1 do Trem Metropolitano de Belo Horizonte, trecho Eldorado - Vilarinho, capacitando o sistema a transportar 350.000 passageiros/dia, com conclusão prevista para março de 2003. Uma parcela do programa de investimentos está amparada por recursos do Tesouro, num total previsto de R$ 166,77 milhões, para implantação de 4,3 km entre Santa Inês e São Gabriel, incluindo a construção do complexo de manutenção em São Gabriel

Na implantação da Linha 1 do Trem Metropolitano de Belo Horizonte, trecho Eldorado - Vilarinho verificou-se um avanço físico acumulado global de 83% ao final do ano de 2001. Destacam-se neste período a conclusão das obras de superestrutura ferroviária e vedação da faixa de domínio do subtrecho São Gabriel - Vilarinho; o recebimento de 5 TUE, que complementam a frota de 25 TUE previstos para a operação da Linha 1; a conclusão do terminal de integração rodo-ferroviária em São Gabriel - Setor Oeste, das obras civis de infra-estrutura do Setor Leste e do seu complexo

viário de acesso e a conclusão da implantação do sistema de bilhetagem automática, que possibilitará melhor controle da arrecadação e dos custos operacionais.
Para administrar o sistema após a transferência foi constituída a empresa pública estadual Metrominas. 
A CBTU no decorrer do ano de 2001 cumpriu todas as condições de eficácia sob sua responsabilidade, dispostas na Resolução nº 002/2000, de 27 de dezembro de 2000, do Conselho Diretor do processo de transferência do Sistema de Trens Urbanos de Belo Horizonte.


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