trem-anima

 

 

A CBTU Belo Horizonte realiza este mês a capacitação de cinco novas turmas de Profissionais de Segurança Metroferroviária que atuam nas 19 estações do metrô de Belo Horizonte. O curso visa repassar os conhecimentos necessários para que os profissionais aprimorem o trabalho realizado diariamente no sistema.

 

Ao todo serão treinadas 27 turmas de empregados, sendo 4 módulos com carga horária total de 16h/aula. O curso teve início em agosto de 2014 e segue até abril deste ano, totalizando mais de 432h/aula em capacitação destinada à Coordenação de Segurança Operacional.

Para o coordenador de Segurança Operacional, Rodrigo Guimarães, a principal meta do programa é garantir o desenvolvimento contínuo dos seguranças. “O treinamento ajuda o empregado a aprimorar seus conhecimentos para o exercício de suas atividades, além de incentivar uma maior integração entre as áreas operacionais”.

 

Segundo a técnica de gestão da Coordenação de Desenvolvimento em Recursos Humanos, Paula Assis, o programa envolve conhecimentos teóricos e práticos e aborda diversas situações presenciadas no dia a dia dos profissionais de segurança. “Apresentamos e discutimos as principais atribuições e os procedimentos operacionais inerentes à atuação na linha de frente do metrô e no trato com o usuário, conhecendo a fundo o trabalho de áreas interligadas, como: Estações, Controle, Operação, bem como as atividades da própria Coordenadoria de Segurança Operacional. Os empregados instrutores participam com muito carinho da preparação deste treinamento”, enfatiza.

 

Segundo o coordenador Rodrigo Guimarães, a Coordenação de Segurança já está planejando junto à área de Desenvolvimento novos desdobramentos do treinamento ainda para este semestre. “Nele, apresentaremos noções de Direito Penal e Constitucional e utilização do bastão tonfa.”

 

FONTE: IMPRENSA CBTU-BELO HORIZONTE