trem-anima

 

As atividades da Semana do Meio Ambiente serão encerradas, nesta quarta-feira (3/6), com uma programação especial. Uma Sessão Pipoca promete mudar a rotina dos colaboradores do Pátio São Gabriel, às 15h, e do Pátio Eldorado, às 22h. A produção fecha com chave de ouro o evento que já reuniu 115 participantes em dois dias de atividades. Promovidas pelo Comitê Regional e Grupo de Trabalho de Gestão de Resíduos Sólidos de Belo Horizonte, o evento recebe ainda apoio do Grêmio Recreativo e Cultural dos Empregados.

 

 

Um dos pontos altos da programação foi a palestra “Resíduos sólidos: descarte consciente”. Ministrado pelo técnico da Superintendência de Limpeza Urbana da Prefeitura de Belo Horizonte, Antônio Marcos Martins, o conteúdo explicou a destinação correta dos resíduos e a importância da reciclagem. “A palestra gera a oportunidade de desenvolver ações de educação ambiental que contribuem para conscientizar a população e mudar o cenário dos resíduos no país. A iniciativa da CBTU forma multiplicadores e estimula outras instituições a promoverem ações semelhantes”.

 

Reciclagem na CBTU

 

 

Durante toda a programação, o tema “Coleta Seletiva: seu lixo tem lugar!” recebeu destaque, trazendo detalhes de como serão dispostas as lixeiras onde serão descartados os materiais recicláveis na CBTU Belo Horizonte.

 

Todas as gerências terão cestos identificados, nos quais será descartado o lixo reciclável. Cartazes com listas dos itens que podem ou não ser reaproveitados estarão afixados próximos às lixeiras para facilitar a identificação dos resíduos pelos empregados. Os demais cestos dos setores continuam recebendo os resíduos comuns.

 

As informações foram passadas pela coordenadora do Comitê Regional de Gestão de Resíduos Sólidos, Larissa Rangel, e pela coordenadora do Grupo de Coleta Seletiva, Jaqueline Mendes. De acordo com Larissa Rangel, a participação de todos é fundamental para a efetivação da coleta seletiva na Companhia. “O trabalho terá que ser realizado em parceria, envolvendo todos os colaboradores. O engajamento será um fator primordial para que a CBTU possa colher resultados positivos”.

 

Os profissionais responsáveis pela limpeza e manutenção das dependências internas da Companhia assistiram atentos às orientações. A funcionária da Elite, Elisa Fernandes, considera que para que dê certo, é importante a cooperação dos colaboradores. “A participação de todos é essencial para que o lixo seja separado da maneira correta e possa ser reciclado”. A também funcionária da Elite, Giovana Maria, vai levar para casa as dicas que recebeu. “Aprendi muito e vou adotar as ações também no dia a dia da minha família”.

 

 

FONTE: IMPRENSA CBTU BELO HORIZONTE