trem-anima

 

150915dA CBTU Belo Horizonte iniciou as atividades do treinamento sobre a Norma Regulamentadora 10 (NR10). O curso oferece uma reciclagem dos conhecimentos referentes aos riscos decorrentes do emprego da energia elétrica e às principais medidas de prevenção de acidentes em instalações elétricas. Ao todo, 267 empregados que desempenham tais atividades na Companhia participam das aulas que serão realizadas até 22 de outubro. Mais de R$ 65 mil foram investidos na formação dos colaboradores. O treinamento é uma iniciativa da Coordenadoria de Segurança do Trabalho, em parceria com a Coordenadoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos.


Ministrados por professores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o conteúdo foi dividido em três diferentes treinamentos. Com carga horária de 40h, o primeiro é o “Curso Básico de Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade”, direcionado a empregados que intervenham em instalações elétricas com tensão igual ou superior a 50 Volts em corrente alternada ou superior a 120 Volts em corrente contínua. Já o “Curso Complementar de Segurança no Sistema Elétrico de Potência (SEP) e em suas Proximidades” tem como público-alvo os profissionais que atuam em zonas de alta tensão dentro dos limites estabelecidos como zonas controladas e de risco. O conteúdo complementar é oferecido, em 40h/aula, para empregados que têm o primeiro contato com as informações e, em 16h/aula, para reciclagem de conhecimentos.


A coordenadora de Segurança do Trabalho, Larissa Rangel, destaca a importância do conteúdo. “O curso permite que os empregados revejam os conceitos e as medidas de controle fundamentais para atuar em atividades que envolvem energia elétrica, garantindo a segurança durante o exercício das funções. O apoio e a compreensão dos empregados também são fundamentais para o cumprimento dos requisitos estabelecidos pela NR10 que visam resguardar a integridade física de cada um dos trabalhadores”.

 

A norma


A Norma Regulamentadora nº10, da Portaria 3.214/78 do Ministério do Trabalho, visa garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade, estabelecendo requisitos e condições mínimas para a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos.

 

O curso sobre a NR10 é obrigatório para os empregados que atuam em tais atividades. O treinamento deve ainda ser promovido a cada dois anos, ou sempre que ocorrer troca de função ou mudança de empresa; retorno de afastamento ao trabalho ou inatividade, por período superior a três meses, modificações significativas nas instalações elétricas ou troca de métodos, processos e organização do trabalho.