A CBTU Belo Horizonte é parceira da Semana Nacional do Trânsito, que começa nesta quinta (17/9), no Campus Saúde da Universidade Federal de Minas (Av. Alfredo Balena, 190 – Santa Efigênia), de 9h às 17h.
Realizada nacionalmente pelo Ministério das Cidades, através do Denatran, o evento vai contar com a participação dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, em parceria com mais de 30 instituições municipais, estaduais, federais e empresas privadas. O objetivo é incentivar comportamentos mais responsáveis entre motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas, com a meta de reduzir cada vez mais o número de acidentes no trânsito que deixam sequelas e interrompem vidas.
Na próxima quarta-feira (23/9), a programação do evento embarca nos trens do metrô, com intuito de mobilizar a população para a adoção de comportamentos mais responsáveis também para quem usa os trilhos. A partir de 9h, os atores movimentam as estações da Companhia, com uma ação protagonizada pelo grupo Mobiliza SUS, da Secretaria Municipal de Saúde. A apresentação será uma paródia do musical “Grease”, cantado por John Travolta e Olivia Newton John, em 1977. Direto dos tempos da brilhantina, os figurinos serão inspirados em roupas dos anos 60 e 70, misturando saias rodadas, camisas de manga curta e laços de fita.
De acordo com a coordenadora do grupo mobiliza SUS, Michelly Possidônio, trazer as ações da Semana Nacional do Trânsito para os trens do metrô multiplica a informação. “O público da CBTU é formado por pessoas de diversos bairros da capital e de cidades da Região Metropolitana, o que aumenta o alcance da mensagem. Dentro dos vagões, as pessoas receberão as dicas de como contribuir para um trânsito mais seguro”.
Além das ações no Metrô, dezenas de atividades vão compor a grade de programação. Serão realizadas ainda simulações de resgate a vítimas; intervenções de arte-educação; cinema rodoviário; exposições de carros batidos; oficinas pedagógicas; apresentações musicais; terminais de atendimento para consultas sobre veículos e motoristas; jogos e distribuição de materiais educativos, entre outros.
Redução do número de acidentes: Segundo a Secretaria de Estado de Defesa Social, de janeiro a junho de 2015, houve redução de 19,12% de acidentes de trânsito com vítimas fatais no Estado, em comparação com 2014, quando 1.080 pessoas morreram. O número total de acidentes de trânsito também teve uma redução de 6,7%, no primeiro semestre de 2015, resultado dos esforços dos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito.
FONTE: IMPRENSA CBTU-BELO HORIZONTE