trem-anima

 

A CBTU Belo Horizonte recebe nesta terça (15/12) o I Simulado de Atendimento a Múltiplas Vítimas – uma ação promovida pela Faculdade de Minas (FAMINAS), por meio do Laboratório de Simulação Realística (SIMULAB). A mobilização acontece na estação Vilarinho, às 14h, e deve receber cerca de 100 participantes entre estudantes, socorristas, médicos, profissionais de saúde, integrantes do Corpo de Bombeiros e representantes de organizações não-governamentais, entre outros órgãos ligados à segurança, trânsito, comércio e meio ambiente.

 

Durante o evento, a estação Vilarinho vai receber uma ocorrência simulada envolvendo múltiplas vítimas e todos os papéis serão interpretados por alunos de Medicina do 2º período da Faminas-BH e por integrantes da LAMURE (Liga de Medicina de Urgência e Terapia Intensiva) da faculdade. As vítimas simuladas serão levadas como pacientes reais por ambulâncias ao Hospital Simulado (SIMULAB). A CBTU Belo Horizonte prestará apoio ao evento, através da Gerência de Recursos Humanos – Saúde Ocupacional, do Comitê de Gestão de Riscos e da Coordenação de Segurança.

 

Para o representante da Faminas, enfermeiro e especialista em trauma, Daniel Fernandes, “os eventos com múltiplas vítimas exige dos profissionais habilidades atitudinais e comportamentais específicas para gerenciar os recursos disponíveis e garantir o salvamento do maior número possível de pessoas. A questão fundamental para atuar, contingencialmente nestas situações, é preparar os profissionais e os serviços de urgência e emergência para o seu enfrentamento”.

 

A simulação da ocorrência começará com a prestação dos primeiros socorros na própria estação Vilarinho, seguida pelo acionamento do Corpo de Bombeiros e das ambulâncias que darão suporte à retirada de vítimas e ao atendimento emergencial. Na sequência, os ‘falsos pacientes’ serão encaminhados ao pronto-socorro montado no campus da Faminas. Após o simulado, os estudantes se reúnem na unidade para a discussão dos acertos e pontos de atenção.

 

“O treinamento simulado é de extensa importância para todos os usuários e empregados da CBTU e muito contribuirá para melhorar ainda mais os nossos serviços”, afirma o gerente de operações da Companhia, Adão Guimarães.

 

Já para a técnica em Enfermagem, Rose Martins, a proposta da Faminas em manter uma parceria com a CBTU e oferecer o treinamento da equipe é bastante produtiva. “A experiência simulada aumenta a expertise dos empregados, testa protocolos de contingência para o gerenciamento de crise e amplia a qualidade e a segurança de todos que precisam atuar com ações dessa natureza. A simulação com múltiplas vítimas num ambiente como o metrô é um exercício fundamental para avaliar a capacidade dos serviços internos e externos disponíveis no município”.

 

Além da CBTU Belo Horizonte participam do evento, Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Rede de Saúde Mater Dei, Anjos do Asfalto, Ultra Energia, Solução Telecon, Estrela Veículos, Gelko Camisas e a Carvalho SilkScreen.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: IMPRENSA CBTU-BELO HORIZONTE