trem-anima

 

blogA CBTU-BH encerra nesta quarta (31/10) a série de espetáculos de contação de histórias realizadas em comemoração ao Mês das Crianças. As apresentações acontecem no espaço “Trem com Arte”, na Estação Central, a partir das 9h, e a tarde, às 14h, e deve reunir dezenas de crianças de escolas públicas da RMBH, em um espaço de pura magia e encantamento.

A iniciativa que já é conhecida dos usuários, há mais 7 anos, tem como objetivo incentivar os alunos de escolas públicas quanto à importância da leitura, além de valorizar a cultura do cidadão do futuro.
Conduzidas pelo multiartista Pierre André, as atividades prometem muita diversão educativa e lúdica, com música, dança, fantasia e descontração. Dados do Ministério da Educação (MEC) revelam que, em 2017, 55% dos alunos de 8 anos da rede pública tinham conhecimento insuficiente em leitura. O hábito é responsável por despertar nos pequenos habilidades ligadas à criatividade, linguística e memória.

Para reverter esse quadro, trabalhos como os de Pierre André têm sido cada vez mais necessários. “Desde que eu comecei a trabalhar com a contação de histórias, tenho percebido que as crianças vêm tomando gosto pela leitura por causa do meu trabalho”, explica o multiartista.

A vice-diretora da Escola Domenico Vieira, Sarita Totola Mohem, destaca a importância da iniciativa para a educação infantil. “O envolvimento do metrô nessa iniciativa é louvável, em especial, para a fase de alfabetização dessas crianças. Regar o encanto pela leitura é fundamental. Queremos continuar deixando esse legado para elas até a fase adulta. Crescendo e levando os livros sempre com elas”, declara.