trem-anima

 

2366A Gerência Regional de Obras da CBTU Belo Horizonte esteve presente no VII Encontro Nacional de Obras Públicas e Serviços de Engenharia (ENOP), realizado na última semana, durante a 1ª edição virtual do evento. Os debates concentraram-se nas recentes alterações normativas e suas implicações para a contratação de obras públicas e serviços de engenharia, bem como nas medidas provisórias editadas para o enfrentamento à pandemia de Covid-19.

De acordo com o engenheiro e gerente regional de Obras, Rodrigo de Abreu, “a presença de representantes da CBTU-BH no evento tem grande relevância em função dos temas abordados, como o uso obrigatório do Building Information Modelling (BIM) nas obras públicas, novas regras para contratações diretas, uso da contratação semi-integrada, dispensa de licitação, orçamentação de serviços e a atualização das normas de contratação de serviços de engenharia, de  scalização e gestão de contratos de obras”.

O coordenador operacional de Planejamento e Engenharia de Manutenção,  Luiz Eduardo de Oliveira Gripp, afirma que a participação no congresso foi enriquecedora. “Foram informados acórdãos do Tribunal de Contas da União e algumas leis que otimizam as nossas rotinas de licitação e contratos.”, afirma Oliveira.

Relevância do Encontro: Para o assistente operacional da Coordenação de Desenvolvimento em Recursos Humanos, Wilber Magno de Oliveira, o Encontro é uma fonte essencial para atualização do conhecimento das áreas interessadas. Entre os convidados estiveram o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, bem como o ministro do Tribunal de Contas da União, Benjamin Zymler, que participaram dos debates esclarecendo a atuação do Governo Federal na ampliação da infraestrutura de transportes e logística do país.