trem-anima

 

2368A CBTU Belo Horizonte promoveu na última semana a capacitação da décima turma do Curso de Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade - NR 10 Básico Reciclagem. Devido à pandemia, a atividade contou com a mediação à distância, que foi possível graças ao convênio firmado com o SENAI/CETEL. Com a conclusão da nova etapa, mais de 100 empregados da Companhia já passaram pelo treinamento.

O curso sobre a Norma Regulamentadora 10 é realizado pela CBTU a cada dois anos, como forma de reciclagem ou sempre que ocorrer troca de função ou mudança de lotação, bem como retorno de afastamento ao trabalho ou inatividade, por período superior a três meses, modificações significativas nas instalações elétricas ou troca de métodos, processos e organização do trabalho.

Com uma carga horária de 8h/aula, o curso foi idealizado pela Coordenação de Desenvolvimento de Recursos Humanos, em parceria com a Coordenação de Segurança do Trabalho. Segundo o assistente operacional da Coordenação de Desenvolvimento em Recursos Humanos, Wilber Magno, a princípio, a reciclagem de conteúdo vem priorizando os profissionais da Gerência de Manutenção. Na sequência, o curso será estendido para a área da Operação, desta vez com o NR 10 Básico e NR 10 - Sistema Elétrico de Potência, que tem carga horária maior. “Como estamos adotando um ambiente virtual para a realização do curso, queremos aproveitar que muitos empregados se encontram em home office para fazer essa capacitação. A ideia é que o treinamento continue ao longo de todo o ano”, pontua.