trem-anima

 

2386A CBTU Belo Horizonte inicia na próxima quarta-feira (4/11) a realização dos exames médicos periódicos para empregados de todas as áreas da Companhia, começando pelos profissionais da Gerência de Estações. Neste ano, os colaboradores realizarão a avaliação na própria clínica contratada e serão chamados, gradativamente, para facilitar a programação e o deslocamento de todos. 

Organizada pela Gerência de Recursos Humanos, por meio da Saúde Ocupacional, a iniciativa cumpre legislação obrigatória do Ministério do Trabalho que visa à promoção da saúde na empresa. Segundo a enfermeira do trabalho, Lídia Félix, “a realização dos exames é fundamental para compreender como anda a saúde do trabalhador e para ajudar na identificação de fatores de risco (físicos, químicos, biológicos e ergonômicos) e nas medidas que podem ser adotadas para aperfeiçoar procedimentos e rotinas de trabalho”, avalia.

Para o médico do trabalho Dr. Ronaldo Lamaciê, a avaliação periódica é de extrema importância para o ambiente corporativo, pois ela garante monitoramento contínuo e ajuda a empesa a compreender como anda a saúde do trabalhador como um todo, e, caso haja alguma alteração é possível atuar diretamente na implementação de cuidados mais aprimorados. Neste sentido, o exame periódico é uma medida essencial de zelo com o bem-estar físico e mental do empregado. 

Todos os agendamentos serão realizados pela própria Saúde Ocupacional com a Clínica CST - Medicina do Trabalho Ltda. Quando convocado, o empregado deve se dirigir à unidade da CST (R: Curitiba, 705, 5º andar, Centro - BHTE). Quaisquer informações adicionais sobre exames também poderão ser prestadas pela Saúde Ocupacional da CBTU-BH.