trem-anima

 

2447A CBTU Belo Horizonte é parceria da Prefeitura de Belo Horizonte na divulgação da Semana de Vacinação Antirrábica Animal, que acontece até a próxima sexta (12) na Capital. Nos dias 9 e 10 de dezembro, agentes do MobilizaSus realizam ações de conscientização para lembrar os usuários do metrô sobre a importância da campanha e para orientar os donos de pets que o cronograma de imunização foi ampliado, a fim de evitar aglomerações nos locais de vacinação. Ao todo, mais de 165 pontos de atendimento estarão disponíveis para a vacinação, em todas as regionais da cidade, incluindo 98 Centros de Saúde, entre outros espaços. Confira a lista completa de postos disponíveis no link https://cutt.ly/jhRyXnN.

O objetivo da campanha é manter o controle da raiva em Belo Horizonte. Dados da Prefeitura indicam que embora a doença não seja registrada em humanos, desde 1984, e em cães, desde 1989, o vírus da raiva permanece em circulação na Capital. Dados até outubro apontam que, neste ano, foram capturados oito morcegos positivos para raiva. A meta da Prefeitura é vacinar pelo menos 80% dos cães e gatos existentes na cidade e para isso é fundamental contar com a adesão dos donos de pets, garantindo a segurança dos familiares, dos animais e de toda a população.

Cuidado ampliado: Devem ser vacinados cães e gatos a partir de 3 meses de idade, gestantes ou não. Para a vacinação, recomenda-se levar os cães contidos por corrente ou guia e, de preferência, conduzidos por adultos. Os gatos devem ser levados em gaiolas ou transportadores. Depois de vacinados, os animais não devem ser submetidos a esforços físicos e devem ser mantidos em casa na sombra, com água e alimentação disponíveis.

A raiva é uma doença causada por vírus, que pode acometer mamíferos, como cães e gatos, bois, cavalos, porcos, morcegos e o próprio ser humano. A doença é transmitida principalmente pela mordida, mas também por arranhões, unhadas ou lambidas de animais contaminados. Participe da campanha e ajude a cuidar bem da saúde de seu pet e de todos a população!