trem-anima

 

Termina nesta quinta (17) o treinamento da 5ª turma de empregados qualificadoWhatsApp Image 2020 12 17 at 11.03.27s para a Brigada de Emergência da CBTU-Belo Horizonte. Elaborado pela Coordenação de Desenvolvimento em Recursos Humanos (CODES) em parceria com a Coordenação de Segurança do Trabalho (COSET), a capacitação foi dirigida aos profissionais que vão atuar nos Prédios Sede e CCO e ministrada pela empresa contratada Previação Ltda. Ao todo, mais de 100 profissionais participaram do programa e estão prontos para entrar em ação, em situações de risco iminente.

Segundo a técnica em gestão, Jaqueline Mendes, “a série de treinamentos foi iniciada em novembro contou com mais de 120 horas/aula de capacitação, incluindo atividades práticas e teóricas. O objetivo do curso é preparar, atualizar e certificar os empregados, em conformidade com as leis vigentes e em consonância com as orientações previstas nos Planos de Atendimento a Emergência (PAE) e nos Projetos de Prevenção e Combate a incêndio e Pânico (PPCIP) dos Edifícios Sede e CCO, PSG e PATEL”.

Programação: A coordenadora de Desenvolvimento em Recursos Humanos, Paula Assis, explica que “a qualificação contínua da Brigada de Emergência é ação obrigatória e novas turmas serão organizadas ao longo de 2021, a fim de promover a ampliação do número de profissionais capacitados para agir em ocorrências dessa natureza”.

Segundo o técnico de Segurança do Trabalho, Jader Silveira, o curso atende à NR-23 e à Instrução Técnica nº 12 no que se refere à composição da Brigada de Incêndio do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. “A meta da CBTU-BH é garantir que os empregados qualificados estejam aptos para a resposta imediata em situações de emergência e para agir com eficiência, preservando a segurança, a integridade e o bem-estar de todos”. Entre as atribuições previstas para os novos brigadistas estão a identificação de situações emergenciais, acionamento de alarmes, execução de procedimentos para abandono de áreas, acionamento, recepção e instrução do Corpo de Bombeiros ou ajuda externa, corte de energia, primeiros socorros, ações de controle do pânico, combate ao princípio de incêndio e atualização de dados estatísticos.