trem-anima

 

IMG 3648 1 1Termina nesta sexta (18), no auditório do CCO, o treinamento do segundo grupo dos novos representantes eleitos para integrar a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). A fim de garantir o distanciamento social necessário, a capacitação dos cipistas foi organizada em três turmas, sendo que uma delas será composta por empregados que pertencem ao grupo de risco e será realizada de forma remota em data posterior.

Segundo o instrutor e técnico de Segurança de Trabalho, Jader Silveira, o treinamento detalha a Norma Regulamentadora 5 (NR5), do Ministério do Trabalho e Emprego, que estabelece as regras de funcionamento da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e esclarece aos participantes quanto ao objetivo, organização e atribuições da nova Comissão.

“O treinamento capacita o empregado para entender a norma regulamentadora, bem como para lidar com questões relativas à investigação e análise de acidentes, inspeções de segurança, resposta a emergências, como evacuação de áreas, uso adequado de extintores, entre outras situações de risco”, explica Jader.

O curso de formação tem carga horária de 20h e foi organizado pela Coordenação de Desenvolvimento, em parceria com a Coordenadoria Operacional de Segurança do Trabalho (COSET).  A posse dos novos cipistas está prevista para 8 de janeiro de 2021, no auditório do CCO.