trem-anima

 

2433Agentes da Guarda Civil de BH realizam nesta sexta (15), na estação Central, iniciativa de conscientização e orientação dos usuários do metrô para a prevenção contra a Covid-19. A ação educativa acontece das 16h às 18h e visa promover a distribuição de máscaras de proteção e a divulgação de dicas de autoproteção que podem ajudar a salvar vidas em tempos de pandemia.

No roteiro de dicas estão recomendações essenciais para todos os que utilizam o transporte público, o que inclui medidas como: uso obrigatório de máscara nas estações e trens, higienização constante das mãos e uso habitual de álcool em gel 70%, limpeza de objetos contaminados, evitar o compartilhamento, recomendações para não tocar os olhos, nariz, boca ou a máscara sem estar com as mãos higienizadas, entre outros alertas que ajudam a manter em dia a segurança e a saúde dos passageiros.

Para o gerente de Segurança Empresarial da CBTU-BH, Rodrigo Guimarães, a ação educativa conjunta busca reafirmar que “a conscientização de cada cidadão é a principal arma no combate à Covid-19 no transporte público. Quando um usuário deixa de utilizar a máscara, coloca em risco a própria saúde e a proteção dos demais, por isso a importância de todos participarem. Se presenciar alguma situação similar oriente sobre a importância da regra ou envie alerta ao Disque Denúncia do Metrô (31) 99999-1108, com as características do usuário, o número do carro, em qual sentido está o trem e a próxima estação de parada. Essa informação permitirá à CBTU-BH abordar diretamente o passageiro e orientar quanto à conduta obrigatória de uso da máscara nas estações. A conscientização individual é fundamental para conter a contaminação e preservar vidas”, explica.

Combate ao coronavírus: Desde o início da pandemia, a CBTU-BH mantém diversas campanhas com informações essenciais de autoproteção e combate à transmissão do coronavírus através de banners, redes sociais, campanhas internas e parcerias com as secretarias estadual e municipal. Em 2020, a Companhia promoveu mais de 40 ações educativas contra a Covid-19 nas estações e trens, com dicas de autocuidado dirigidas, tanto aos usuários quanto aos empregados da companhia. Informações educativas também estão espalhados em painéis disponíveis nas plataformas, monitores de trem, quadros de aviso e nas áreas de acesso às estações.