trem-anima

 

A equipe técnica da CBTU, e o superintendente de Trens Urbanos, Carlos Jorge, estiveram no Clube de Engenharia de Alagoas, na quarta-feira, 03, para apresentar o projeto de expansão do VLT do Centro até o Maceió Shopping.

040321aFoto: Flávio Henrique Souto Maior 

O evento faz parte do Fórum de Engenharia, iniciativa do Clube dos Engenheiros para discutir temas relacionados aos projetos de infraestrutura e desenvolvimento da cidade de Maceió e do Estado. A apresentação do projeto de expansão do VLT foi o primeiro tema debatido este ano.

A expansão do VLT até o bairro de Mangabeiras terá 3,7 km de nova malha ferroviária, três novas estações, é parte de um projeto maior que forma um grande anel ferroviário,  atendendo a toda a região de Maceió que vai do Centro até a estação Lourenço de Albuquerque, em Rio Largo, com 19 novas estações, e 38,5 Km, passando pelo Parque Shopping, em Cruz das Almas, subindo pela avenida Josefa de Melo, pela Menino Marcelo, Shopping Pátio, no Benedito Bentes, UFAL, Aeroporto até chegar em Rio Largo.

 

040321d

 

O projeto de expansão até o Maceió Shopping foi apresentado pelo coordenador de acompanhamento de obras da CBTU, Flavio Barbosa Da Mata, já está pronto, e aguarda o levantamento da Prefeitura de Maceió da valoração das desapropriações. Está orçado em aproximadamente 45 milhões de reais. Para o superintendente de Trens Urbanos de Maceió, Carlos Jorge, o VLT é a alternativa mais viável, segura e acessível para melhorar o deslocamento da população da grande Maceió e diminuir o tráfego de veículos. “Qualquer projeto de mobilidade urbana e de desenvolvimento da malha viária precisa contar com a expansão do VLT". O superintendente informou que a licitação desse projeto está prevista para este ano.

 

040321b Foto: Flávio Henrique Souto Maior

 

Segundo o presidente do Clube de Engenharia, Aloísio Ferreira de Souza, o Fórum de Engenheiros visa debater assuntos de interesse da engenharia de Alagoas, tem o apoio do CREA - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas, como o projeto do VLT que deve melhorar a infraestrutura viária da cidade. 

 

A reunião, que também foi transmitida simultaneamente pelo Youtube e está disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=SeL6vwq9Jgk, contou com a participação do secretário municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente, Pedro Vieira, e os secretários adjuntos, Sheila Belarmino e EIsmar Macário, e a diretora de Licenciamento Urbano, Eva Meira. 

 

 

Maceió, 04 de março de 2021.

  

Ana Cristina de Moraes Sampaio

Assessoria de Comunicação

MTb 22.870 (SP)

COMAK

(82) 2123-1706