trem-anima

 

PHOTO 2021 03 08 12 35 55A CBTU Belo Horizonte é parceira da Mostra “Universidade Cidade: gestos, afetos e manifestos de urbanidade”, realizada pelo Espaço do Conhecimento da UFMG em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e com a Fundação Municipal de Cultura. A programação no Metrô foi aberta na última sexta (5), na Estação Santa Inês, e pôde ser conferida por milhares de usuários que passaram pelo local. As exibições integram o 15º Festival de Verão UFMG e vem sendo promovidas em diferentes espaços públicos espalhados pela cidade, incluindo a Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG, além de estações de transporte público de BH (metrô e ônibus). Os vídeos apresentam trabalhos culturais produzidos por grupos da UFMG e dos Centros Culturais instalados no Município.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Expogra­ a do Espaço do Conhecimento UFMG e uma das curadoras do projeto, Júnia Ferrari, a ideia é trazer um pouco da urbanidade para a rotina da cidade. “A Mostra precisou lidar com o desa­ o do isolamento social em relação à produção dos trabalhos e à divulgação. Optamos por plataformas que pudessem ser acessadas sem causar aglomerações e que pudessem alcançar mais pessoas. A ideia era resgatar a urbanidade atravessada pela desmaterialização dos encontros e da vida urbana, a partir de gestos, afetos e manifestos de arte e cultura”, relata.

Programação completa: A próxima projeção no metrô acontece na quinta (11/3), na Estação Lagoinha, das 19h30 às 20h. Con­ ra a programação completa do Festival no site www.ufmg.br/ festivaldeverao/2021 e em https://www.ufmg.br/espacodoconhecimento/mostrauniversidadecidade/