trem-anima

 

2473Estações do Metrô de Belo Horizonte receberam nas últimas semanas exibições de projeções da mostra “Universidade Cidade: gestos, afetos e manifestos de urbanidade”. Quem passou pelas estações Santa Inês e Lagoinha pôde assistir a vídeos com produções de música, dança, artes plásticas, meio ambiente, literatura, entre outros temas, que foram produzidos por diversos parceiros da UFMG e pelos Centros Culturais Municipais, com o objetivo de promover o encontro entre a universidade e a cidade. 

A ação fez parte da programação do 15º Festival de Verão, realizado pela Diretoria de Ação Cultural da UFMG. Segundo uma das curadoras do projeto e coordenadora do Núcleo de Expografia do Espaço do Conhecimento UFMG, Júnia Ferrari, a ideia de levar a mostra para as estações de ônibus e metrô partiu de um desejo de presentear os cidadãos com a arte e trazer suavidade a um momento tão complexo como o da pandemia, além de aliviar um pouco o cansaço de quem, muitas vezes, está esperando o transporte para o retorno para casa. “Tivemos uma grata surpresa em ver a fisionomia das pessoas acompanhando aquele momento, inclusive crianças, dançando e cantando. Foi muito gratificante, porque o objetivo também era esse, aliviar o peso do momento e trazer um pouco de afeto, poesia e urbanidade para o cotidiano. Isso sem criar nenhum tipo de aglomeração, afinal, as pessoas aproveitaram os momentos de chegada e espera nas estações”, ela ressaltou. 

Além disso, Júnia destaca este tipo de ação em estações como forma de difundir a arte. “É uma maneira de potencializar esses espaços como espaços cidadãos, onde a pessoa possa mais do que pegar o transporte, mas também ter um momento de informação e formação e até despertar o interesse pela produção artística, de modo geral”. 

Durante a exibição da mostra, a Gerência de Marketing da CBTU-BH contou com a colaboração da Gerência de Sistemas Fixos e Via Permanente, bem como da Gerência de Segurança Empresarial que atuaram prontamente na condução das atividades. 

Saiba mais: Para saber quais foram os vídeos das projeções exibidas nas estações do metrô, basta acessar espacodoconhecimento/mostrauniversidadecidade/projecoes-na-estacao-lagoinha/ e espacodoconhecimento/mostrauniversidadecidade/projecoes-na-estacao-santa-ines/.