trem-anima

 

2474A Coordenação de Desenvolvimento Humano (CODES) e a BRFerrovia elaboraram uma série de treinamentos que vai beneficiar diretamente os empregados da Coordenação de Via Permanente e Edificações (COVIP), com o objetivo de abordar conceitos, metodologias e práticas pertinentes ao setor. A capacitação será feita em quatro etapas sendo a primeira um curso online que vai abordar os Fundamentos de Manutenção e Via Permanente e o restante sobre práticas de inspeção de via permanente, manutenção de aparelhos de mudança de via (AMV) e execução de solda aluminotérmica, que será realizado presencialmente.

Segundo a coordenadora de Desenvolvimento em RH, Paula Assis, a primeira fase da capacitação será dirigida aos supervisores e empregados da inspeção selecionados pela COVIP. “O treinamento possui carga horária de 20 horas/aula e o empregado tem até 60 dias para concluir o curso, a partir do primeiro acesso. Após a finalização, ele deve emitir o certificado e enviar para a CODES registrar a conclusão de atividade.”, destaca.

Conteúdo programático: O treinamento online contém sete módulos que tratam temas como mercado ferroviário, conceitos de AMV, manutenção de dormentes, geometria, lastro, trilhos, fixações e juntas. Segundo a analista técnica da COVIP, Dardania Rodrigues, “o curso é importante, pois ajuda a promover a gestão do conhecimento para as equipes de via permanente, bem como permite o alinhamento de conceitos e procedimentos comuns à área”.