trem-anima

 

2639Esta quinta (18) é o Dia Mundial de Combate à Dengue e a CBTU-BH aproveita a data para reforçar a importância dos cuidados na prevenção e no combate às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.

A população deve estar sempre alerta aos criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, doenças que podem levar a outras enfermidades, como a microcefalia.  Para a técnica em enfermagem do trabalho da CBTU, Cláudia Gomides, “a efetividade do combate à dengue é relacionada com a prevenção contínua. Se cada um fizer a sua parte, poderemos reduzir o número de pessoas infectadas e, consequentemente, minimizar o risco de complicações e óbitos”. 

Os sintomas: Os sinais das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti podem ser confundidos com outras enfermidades mais comuns, como gripes e resfriados. Por isso, é importante estar alerta e, em caso de sintomas, procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados.

Cuidados: É importante fazer a limpeza e verificar constantemente pontos que podem acumular água. Garrafas vazias devem ser armazenadas com a boca virada para baixo, calhas precisam ser mantidas sempre limpas.  Uma dica extra é preencher com areia os pratos de vasos de plantas, além de manter tampados tonéis, lixeiras e caixas d’água.