trem-anima

 

2645Ontem, 25 de novembro, foi comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data tem como objetivo agradecer aos doadores pela ação, além de sensibilizar e conscientizar a população sobre a importância do ato. 

O mês de novembro foi escolhido por preceder um período de estoques baixos nos bancos de sangue. Essa defasagem pode ser explicada pela proximidade das férias e das datas comemorativas de fim de ano. Por isso, a campanha é muito importante para promover o ato solidário. Segundo a Secretária de Estado de Saúde de Minas Gerais, atualmente, a quantidade de sangue O e A positivo e negativo se encontra em estado crítico. 

A Fundação Hemominas garante todos os cuidados com a segurança dos doadores em suas unidades, seguindo as recomendações da Anvisa e da Organização Mundial de Saúde para o enfrentamento à pandemia de coronavírus. Vale destacar que a quantidade de sangue doada não afeta a saúde do doador.

Para doar sangue: Entre os requisitos básicos para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 kg, estar bem descansado e alimentado, além de apresentar documento original com foto. Com o objetivo de organizar o fluxo de atendimento e evitar aglomerações, o Hemominas orienta a população agendar as doações pelo site http://www.hemominas.mg.gov.br/ ou pelo MG App. 

Divulgue: Os empregados da CBTU que necessitarem de doadores de sangue podem enviar um e-mail para o decombh@cbtu.gov.br, com o nome completo do paciente e dados do local de doação, como endereço, horário de atendimento e o telefone.