trem-anima

 

2661aA Coordenação de Desenvolvimento de Recursos Humanos da CBTU-BH, junto à Gerência Operacional de Segurança Empresarial, iniciou no mês de novembro o curso de Renovação e Capacitação em Segurança Operacional para seus 155 agentes de segurança metroferroviária. 

A capacitação tem carga horária de mais de 38h e aborda diversos conteúdos: noções de criminalística, educação física, legislação aplicada, defesa pessoal, primeiros socorros, gerenciamento de crise, uso progressivo/diferenciado de força, radiocomunicação, armamento letal e não letal e fundamentos na prática de tiro. Os empregados realizam o treinamento divididos em turmas de 10 alunos, a fim de não prejudicar a escala de trabalho.

Os treinamentos periódicos buscam qualificar com maestria os agentes no cumprimento do dever e segurança para a população. “Esse é mais um investimento profissional que oferece ao agente conhecimentos, técnicas, habilidades e atitudes, capacitando-o para o exercício da atividade de segurança”, afirma o gerente de segurança empresarial, Rodrigo Barbosa Guimarães. Para o agente Sávio, esses cursos são importantes para que o profissional se mantenha atualizado. “As reciclagens são sempre necessárias na nossa área, pois, através delas, ficamos mais seguros nas ações do trabalho e da vida”.

Capacitação contínua: o corpo de segurança operacional do metrô de Belo Horizonte é composto por 155 funcionários concursados, sendo 12 mulheres. O primeiro curso de formação aconteceu na Academia de Policia Militar de Minas Gerais e, de dois em dois anos, a equipe de segurança operacional participa de diversas qualificações.