trem-anima

 

2662A Coordenação Operacional de Desenvolvimento de Recursos Humanos (CODES) promoveu, nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, curso de formação para os 28 cipistas que vão compor a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA 2022. O treinamento aconteceu no Auditório do Centro de Controle Operacional (CCO) para empregados da Manutenção, Sede e Estações e teve carga horária de 20h. 

O curso foi ministrado pelo técnico industrial da coordenação de segurança do trabalho, Jáder Silveira, que ressaltou a importância de todos os empregados conhecerem as Instruções de Serviço  da Companhia, ao executarem suas funções: “É preciso compreender as rotinas e padrões de tarefas da empresa, inclusive para exercer as atividades da CIPA, de acordo com os procedimentos de segurança”. 

Para o assistente operacional da gerência de segurança, Leonardo Lemos, noções de prevenção e combate a incêndio, além de cuidados com acessibilidade, são muito importantes. “É necessário conhecer a localização dos equipamentos de segurança nas edificações da Companhia e saber usá-los corretamente. Outro ponto que deve ser sempre verificado são os acessos seguros e apropriados em todas as dependências da empresa”, afirma o empregado. 

Prevenção: A CIPA tem como objetivo alertar sobre áreas de risco, prevenir acidentes, doenças e mortes decorrentes das condições do ambiente de trabalho, buscar soluções para os problemas e criar, cada vez mais, ambientes seguros e agradáveis para o dia a dia e sua socialização, inclusive de acessibilidade.