trem-anima

 

2664A Coordenação de Desenvolvimento de Recursos Humanos da CBTU-BH, em parceria com o SESI/SENAI, promoveu, neste mês de dezembro, o treinamento de Manutenção, Inspeção e Avaliação de rolamentos. A qualificação, que tem carga horária de 16 horas, foi ministrada para 36 empregados da Coordenação de Oficina de Eletro/Mecânica, divididos em três turmas, e teve como objetivo capacitar os profissionais da Companhia a montar, desmontar e avaliar a integridade física dos rolamentos utilizados nos componentes dos motores do trem, cumprindo procedimentos técnicos de qualidade e segurança.

O instrutor do SESI, Adriano Antônio, falou sobre a importância da realização desse treinamento. “Com esse conhecimento técnico, os empregados conseguem aumentar a vida útil do rolamento, evitando que aconteça a perda de componentes de forma precoce. Então, saber realizar a montagem e desmontagem desses conjuntos ferroviários é essencial para um serviço de qualidade, assim como definir, com segurança, o momento ideal de realizar o descarte de peças. Essa capacitação é extremamente importante, quando o trabalho envolve vidas humanas”, afirma.

Para o técnico industrial, Hélvio Junior, a capacitação aprimorou seus conhecimentos. “Aqui, eu aprendi com mais exatidão a identificar as falhas dos rolamentos. As técnicas ensinadas foram de suma importância, tanto em sua parte teórica, quanto na prática”, conta o funcionário.