trem-anima

 

2667A Coordenação de Desenvolvimento de Recursos Humanos (CODES), em parceria com a Gerência Operacional de Movimento (GOMOV), finalizou, no mês de dezembro, gravações de imagens do sistema, com foco no trabalho desenvolvido pelos maquinistas da Companhia, que foram transformadas em videoaulas. O trabalho foi executado pela empresa contratada FADECIT.

Cada imagem foi acompanhada por profissionais da GOMOV, de acordo com as Instruções de Serviço vigentes, para que o resultado refletisse o real funcionamento dos postos de serviço. As aulas on-line proporcionam diversas vantagens técnicas, conforme ressaltou a gerente de movimento, Paula Torres Alvim. “As videoaulas são utilizadas para a reciclagem dos condutores. O treinamento prático é essencial em muitos casos, mas as aulas virtuais são um ótimo recurso para relembrar um assunto específico ou tirar uma dúvida de forma rápida. A ação também visa tornar o treinamento de Instruções de Serviço mais agradável e interessante com os vídeos e o sistema ainda possibilita que o condutor acesse as aulas dentro da sua jornada de trabalho”, contou Paula Torres.

A coordenadora da CODES, Paula Assis, destacou a importância dessa iniciativa para a Empresa e seus empregados, visando capacitação e renovação de conhecimentos. “Esse projeto veio para inovar as ferramentas de treinamento da Companhia e proporcionar uma qualificação e reciclagem mais dinâmicas, objetivas e eficientes, através da apresentação teórica e prática dos principais procedimentos técnicos da GOMOV”, afirmou. Já o maquinista Alexandre Medeiros reforçou as características da nova dinâmica de aprendizado. “As videoaulas trazem mais engajamento para a equipe devido às inovações da metodologia. A principal vantagem é o acesso simples à plataforma, já que ela está disponível no nosso dia a dia e não só no período do treinamento”. 

Com a finalização da gravação das imagens, foram produzidos nove módulos de treinamento. O trabalho também gerou diversas imagens aéreas do sistema, que estão disponíveis para utilização da Companhia.