trem-anima

 

14 22A Coordenação de Sistema Elétrico da CBTU Belo Horizonte promoveu o treinamento “Manobra de Chave Seccionadora Manual 3kV” para quatro assistentes de manutenção da Gerência de Sistemas Fixos e Via Permanente. A capacitação, viabilizada em parceria com a Coordenação de Desenvolvimento de Recursos Humanos, teve carga horária de 8h.

O sistema de rede aérea da CBTU-STU/BH é alimentado em 3.000 Vcc. Para que manutenções sejam feitas com segurança ao longo da via, são utilizadas as chaves seccionadoras manuais ou telecomandadas, com a função de isolar e desenergizar parte do circuito elétrico, possibilitando que empregados trabalhem sem riscos. “Este treinamento foi de suma importância para as necessidades operacionais no Pátio São Gabriel e é importante que também sejam observadas as normas regulamentadoras na execução das atividades”, conta o assistente de manutenção, Henderson Daniel Soares, que participou da capacitação.

O treinamento ministrado pelo técnico industrial Pedro Delfin, foi composto de uma parte prática e outra teórica e teve o objetivo de capacitar os treinandos para a correta operação do equipamento, observando as especificações técnicas, o manual e a função do equipamento no contexto geral da Rede Aérea, além de abordar o uso de itens de segurança, como capacete, óculos, botina sem biqueira de aço, luvas isolantes, entre outros. “Devido à pandemia e ao desligamento de alguns empregados que exerciam essa função, a equipe estava muito reduzida. Os empregados treinados darão suporte à operação nas necessidades de manobras em aparelhos de mudança de via do Pátio São Gabriel”, afirma o coordenador de sistema elétrico, Joemy do Carmo.