trem-anima

 

33 22Dia 20 de fevereiro é o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo. Na data, a CBTU-BH e a CIPA reforçam a campanha para alertar e conscientizar empregados e usuários sobre o consumo indevido dessas substâncias. 

Durante a pandemia, o isolamento social pode despertar doenças como a ansiedade e a depressão e ocasionar o abuso do álcool e drogas. A CBTU oferece suporte aos seus colaboradores diante de situações de dependência e alerta que o apoio familiar é essencial para o sucesso do tratamento.

A técnica de enfermagem do trabalho, Cláudia Gomides Soares, ressalta os principais procedimentos na empresa: “Assim que a Saúde Ocupacional toma conhecimento de um caso, o empregado é encaminhado para o médico do trabalho, além de ser acompanhado por uma assistente social da Companhia, que também contata familiares próximos para prosseguirem juntos no tratamento e recuperação. A ação da empresa não dispensa o tratamento com atendimento médico especialista do convênio ou SUS”. 

Qualidade de vida: a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a dependência de drogas é um problema de saúde pública de ordem internacional, que afeta valores culturais, sociais, econômicos e políticos. Ações preventivas contra essas doenças devem ser planejadas e direcionadas para o desenvolvimento humano, tais como incentivo à educação, à prática de esportes, à cultura, ao lazer e à socialização, visando sempre qualidade de vida.