trem-anima

 

36 22A Companhia Brasileira de Trens Urbanos reforça as regras que devem ser seguidas por todos aqueles que utilizam o sistema de transporte sobre trilhos da cidade. O Regulamento do Usuário tem como finalidade a segurança e o conforto tanto dos funcionários da Empresa quanto dos passageiros.

O cartaz com as normas está em todas as estações e aborda temas tais como a proibição de consumo de bebidas alcoólicas e/ou o ingresso de pessoas com sinais de embriaguez no sistema. “O Regulamento do Usuário compõe um conjunto de medidas de extrema importância, que preza principalmente pela segurança do próprio cidadão que utiliza o sistema e ainda contribui diretamente para a manutenção da ordem e a conservação do metrô”, afirma o coordenador do Atendimento ao Usuário, Jason do Prado Silva.  

O normativo também destaca regras que contribuem para uma viagem mais agradável a todos, como a proibição de fumar após o embarque pelas roletas e a sugestão do uso de fones de ouvido particular. Também é proibida a venda, troca ou comercialização de qualquer mercadoria, conforme Decreto 1832/96, assim como manifestação de cunho político, religioso, ambiental ou contra a moral pública.  

Alguns comportamentos devem ser evitados, pois, além de comprometerem a segurança, podem acarretar atraso das viagens, como, por exemplo, impedir a abertura ou o fechamento das portas dos trens, viajar em locais não destinados aos passageiros ou arremessar detritos ou objetos de qualquer natureza na via. Os usuários também devem observar que desacato ao funcionário público no exercício da função é proibido, conforme Lei 2848/40 do Código Penal, Art. 331. 

O descumprimento de qualquer norma pode gerar penalidades. Para mais informações, confira o Regulamento nas estações ou entre em contato com o Atendimento ao Usuário, no telefone 31 3250-3901.