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40 22A Coordenação de Segurança Operacional (COSOP) trabalha para a proteção dos usuários dentro das dependências da CBTU-BH, prestando orientação e assistência de natureza preventiva e social. O objetivo dos agentes é assegurar a manutenção da ordem, além de realizar atendimento de primeiros socorros em situações de emergência ou casos de mal súbito. 

A Segurança da Companhia atua em caráter preventivo e repressivo no metrô, em ocorrências criminais, contravenções ou flagrante delito no sistema, entre outras atividades. Vale ressaltar que é dever também do passageiro cuidar da sua própria segurança, respeitando as regras e o Regulamento do Usuário. No ano passado, a COSOP atendeu mais de 900 ocorrências, tanto de natureza típica de segurança pública, como também de ação social e preventiva. Em caráter comparativo, antes da pandemia, em 2019, 1.612 casos foram registrados e, em 2020, 718 ocorrências foram notificadas. 

De 2019 a 2021, a maior parte dos atendimentos foi de mal súbito, correspondendo a 15%. A ocorrência que ficou em segundo lugar, com 11%, foi recolhimento de mercadorias e orientação a vendedores ambulantes, empatada com a apreensão de cédulas falsas. O gerente operacional de segurança, Rodrigo Guimarães, destaca a atuação dos profissionais da segurança nos casos de mal súbito: “A CBTU-BH disponibiliza treinamentos de primeiros socorros para os empregados. No ano passado, nossos funcionários salvaram a vida de um passageiro que apresentou baixa frequência cardíaca e respiração irregular”.

Disque Denúncia: a COSOP possui um canal de recebimento de denúncias que funciona por meio de ligações, mensagens SMS, WhatsApp ou Telegram. Caso presencie situações como violência de gênero, importunação sexual, assédio, furtos, entre outras práticas suspeitas, denuncie, ligue para (31) 99999 1108.