trem-anima

 

76 22O Dia do Trabalhador é comemorado em 1° de maio e celebra as conquistas dos empregados ao longo da história. No Brasil, esta data foi oficializada como feriado nacional, a partir do Decreto n°4.859, pelo presidente Artur Bernardes, em 1924. Cerca de oitenta países consideram o Dia do Trabalhador como feriado, entre eles Portugal, Espanha, França e Japão. 

Um dos marcos dessa data são as manifestações ocorridas na cidade de Chicago em 1886. Na época, milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho e, alguns anos depois, o dia se tornou uma homenagem a eles. Já no Brasil, a CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) foi instituída através do Decreto-Lei nº 5.452, em 1º de Maio de 1943, na gestão de Getúlio Vargas e a partir desse governo, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nessa data. 

Para o analista de gestão da CBTU-BH, Luiz Flávio, o dia do trabalhador representa a vida dos empregados. “O trabalho nos traz dignidade e sustento, além da satisfação profissional de colaborar para o metrô. Aqui (na CBTU) nós possibilitamos um transporte seguro e de qualidade para diversos funcionários. O Dia do Trabalhador é uma homenagem e um reconhecimento dos nossos esforços”, afirma.