trem-anima

 

79 22A CBTU-BH é parceira do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) na Campanha Maio Amarelo, que tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a segurança no trânsito, a fim de diminuir os números de acidentes. 

A Organização das Nações Unidas (ONU), constituiu no dia 11 de maio de 2011, a Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2011-2020), após estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. São três mil vidas perdidas por dia e a nona maior causa de mortes no mundo. Após nove anos, o Brasil diminuiu os acidentes de trânsito em 30%, segundo dados do DataSUS. Os números foram de 43mil para cerca de 30mil mortes neste período, até 2019. 

Juntos salvamos vidas: Neste ano, a campanha  convida toda a população, incluindo pedestres, motoristas, ciclistas, entre outros, a se unirem em prol da vida, buscando a conscientização na segurança viária em temas como o respeito a quem anda a pé, a importância do uso do cinto de segurança, a obrigação do uso de cadeirinhas adequadas à idade de cada criança, ao uso de equipamentos de proteção em motociclistas, entre outros assuntos abordados. 

Os personagens escolhidos como interlocutores da campanha são pessoas reais. “A principal ideia é mostrar que, independente do que escolhemos como profissão, todos nós podemos salvar vidas e diminuir, ainda mais, o número de sinistros e mortes no trânsito. Seguindo as regras, todos nós podemos salvar vidas”, afirma Rosely Fantoni, Gerente de Educação para o Trânsito do DER-MG.