O túnel que liga a estação Central do metrô à Praça da Estação e à Rua Sapucaí recebe neste fim de semana uma intervenção artística promovida pela 7ª Virada Cultural de Belo Horizonte. O local será enfeitado com luzes de LED coloridas, uma surpresa para os usuários do sistema que participarão do evento. A escadaria ao final do túnel também terá um letreiro instagramável, que dará luz às fotos dos transeuntes.
A Virada Cultural de 2022 traz mais de 300 atrações gratuitas em 24h no Centro de Belo Horizonte. O objetivo da edição de 2022 é convidar a população a experimentar, descobrir e redescobrir ambientes no cenário urbano por meio de uma programação de músicas, teatros, intervenções urbanas, entre outras.
Funcionamento do metrô: a CBTU, certa da importância da promoção da cultura em Belo Horizonte, atenderá o público da Virada Cultural nas 24h de evento. A bilheteria da estação Central ficará aberta das 23h do sábado (3) às 5h de domingo (4). Os trens terão intervalos de 32 minutos, cumprindo 60% da oferta de metrôs no atendimento a eventos na cidade (conforme Ordem Judicial em vigor). Após as 23h, todas as outras estações do sistema ficarão abertas, mas apenas para desembarque. Durante o horário da extensão, apenas bilhetes do metrô serão comercializados na bilheteria (não haverá recargas em cartões).
Funcionamento do metrô e intervalos adotados: durante o atual movimento paredista, as bilheterias do metrô funcionam das 5h40 às 23h e as estações estão abertas das 5h15 às 23h para quem já possui cartão ou bilhete do metrô. Os intervalos entre as viagens foram ampliados, em cumprimento da Liminar proferida pelo TRT: nos dias úteis, o intervalo será de 9 minutos nos horários de pico e 25 minutos nos horários de vale. O horário de pico da manhã é das 6h às 8h30 e o horário de pico da tarde é das 16h30 às 19h. Aos sábados, os trens terão intervalo de 20 minutos até às 12h (meio-dia) e 25 minutos após esse horário. Aos domingos e feriados, o intervalo será de 32 minutos durante todo o dia.