trem-anima

 

setembro amarelo 01Setembro é, desde 2015, o mês de conscientização sobre a prevenção do suicídio, e tanto a Saúde Ocupacional quanto a CIPA da CBTU destacam a importância da data. A campanha foi idealizada no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) junto ao Conselho Federal de Medicina (CFM) e à Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

É importante ressaltar que a depressão não é um comportamento isolado, abordando diversos fatores: biológicos, genéticos, psicológicos, sociológicos, culturais e ambientais. Segundo o Ministério da Saúde, em 2021, 11,3% dos brasileiros relataram um diagnóstico médico de depressão. Os dados apontam, por exemplo, um maior número de pessoas deprimidas do que com diabetes no Brasil. Para ajudar alguém com sintomas de depressão, é importante estar atento a sinais como mudanças de comportamento, isolamento, oscilações de humor e falta de vontade de viver.

Na CBTU, o Projeto HELP realizou em 2022 sete ações nas estações com os usuários do metrô, buscando preservar a vida através da compreensão e da motivação, ao propor caminhos para enfrentar medos e traumas. O telefone do HELP funciona 24 horas pelo WhatsApp (11) 4200-0043.

Outros canais de ajuda: a central de apoio emocional e prevenção do suicídio do CVV possui atendimento 24h, completamente gratuito, para pessoas que querem e precisam conversar em total sigilo e anonimato.

Disque 188 ou acesse o site: https://www.cvv.org.br/.